segunda-feira, 20 de setembro de 2010

VIVENDO HUMILDEMENTE


Vivenciando um milagre pessoal

Paulo escrevendo aos Filipenses (Fp 2.1-9) fala à Igreja que ela deveria ter o mesmo sentimento de humildade que Cristo teve.

O sermão do Monte, que é a inauguração do Reino, começa com o estabelecimento da humildade como princípio essencial para alcançar o reino de Deus: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.” Mateus 5.3.

A humildade é a “Ausência completa de orgulho e soberba, de arrogância, presunção”.

De achar que se é, querer ser ou viver como maior ou melhor que os outros.

A humildade tem pouco haver com o que se tem (muito ou pouco), com o que se conhece (bastante ou nada) ou com o que se crê (naquilo que acredita – se é dessa ou daquela igreja).

Ausência de humildade é, em sua essência, a ausência de humanidade. Quanto mais humano, mais humilde.

O termo humildade vem de húmus, palavra de origem latina que quer dizer terra fértil, rica em nutrientes e preparada para receber a semente.

Diz a Palavra de Deus que: “A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra.” Provérbios 29:23. Portanto, a falta de humildade é veneno contra si mesmo.

A verdadeira humildade é firme, segura, sóbria, e jamais compartilha com a hipocrisia ou com a pieguice.

A humildade é a mais nobre de todas as virtudes, pois somente ela predispõe o seu portador, à sabedoria real.

O contrário de humildade é o orgulho, porque o orgulhoso nega tudo o que a humildade defende. O orgulhoso é soberbo, julga-se superior e esconde-se por trás da falsa humildade ou da tola vaidade.

Jesus disse que devemos aprender com as criação “Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.” Mateus 18:4. A criança está aberta para aprender.

O humilde reconhece seu erro, pede desculpas, se coloca na condição de aprendiz. Respeita a todos. Procura fazer sempre mais que o solicitado, está sempre disposto a crescer.

Você sabe por quê o mar é tão grande? Tão imenso? Tão poderoso? É porque foi humilde o bastante para colocar-se alguns centímetros abaixo de todos os rios. E o mar sabendo receber, tornou-se grande. Se quisesse ser o primeiro, se quisesse ficar acima de todos os rios, não seria mar, seria uma ilha. E certamente estaria isolado.

Como você está vivendo?

A sociedade em que vivemos corre na contramão desta mensagem.

Neste mundo humildade é sinônimo de fraqueza e não uma virtude!

No entanto, viver humildemente é alcançar a liberdade:

Livrar-se da escravidão do consumo (onde se consome cada vez mais sem perceber que está sendo consumido),

Livrar-se do descarte (onde hoje você descarta, amanhã é descartado),

Livrar-se do perfeccionismo , de ter que ser o melhor o tempo todo.

Livra-se da auto-suficiência (ninguém é tão forte, tão inteligente, tão saudável, tão hábil, tão capaz que não precise do próximo)

Livrar-se da escravidão da auto-imagem –escravo de um padrão social de beleza,

Como podemos viver intensamente uma vida humilde e maravilhosa?

1) DESCUBRA O PROPÓSITO DA SUA EXISTÊNCIA

"Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado;porquanto considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão." Hebreus 11.24-26

Quem sou eu? Todos precisamos saber dar esta resposta. Se vocë não responder essa pergunta importante, outros vao responder.

Será que eu tenho 4 semanas, 4 meses ou 4 décadas de vida? Independentemente de quanto tempo, precisamos ter esta resposta clara em nossos corações para vivermos bem.

2) PERMANEÇA E SIGA NO CURSO PARA NÃO SE PERDER

Mantenha-se no curso. Não desista, siga em frente!

“Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta,olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.” Hebreus 12.1,2

“Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares.Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.” Josué 1.7,8

No Salmo 1, o salmista também trata esse tema.

GPS é o Sistema de Posicionamento Global, é um sistema de navegação composto de uma rede de 24 satélites. Hoje vários carros já saem da fábrica com este recurso ou você pode comprar um e colocar no seu veículo para não se perder das ruas das grandes cidades do Brasil e do mundo.

Você usa o GPS para se localizar, chegar ao destino, não se perder, não se atrasar, não se complicar. Acertar o alvo. Há um GPS melhor que este que a gente compra e coloca no carro G.P.S. - GUIADO PELO PODER SOBRENATURAL.

QUAL PODER ESTÁ ACIMA DE VOCÊ PARA TE GUIAR E PARA VOCÊ NÂO SE PERDER?

Jesus disse aos seus, depois que ressuscitou: fiquem em Jerusalém até que sejam revestidos com o poder do Espírito Santo. (Atos 1)

É muito fácil se perder neste mundo. Deus quer que você ande seguro!

Deus quer equipar você com esse GPS especial para desviar sua vida dos becos sem saída, das armadilhas do mundo, da carne e do diabo, e te conduzir para uma vida melhor e apaixonante! Deus se importa com você!

Deixe Deus guiar sua vida a partir de hoje! Quando está perdido, você joga o tempo todo e arrisca sem segurança. Não viva sua única vida assim!

Leia o SALMO 23 – O SENHOR É O MEU PASTOR, NADA ME FALTARÁ – Pastor é aquele que guia...

3) SUPORTE OS VENTOS CONTRÁRIOS QUE CHEGAREM À SUA CASA

Os ventos contrários chegarão!

“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.” Rm. 12.12

As tempestades chegarão mais cedo ou mais tarde. A única coisa permanente na vida são mudanças. A mudança e a perda são simplesmente partes da minha e da sua vida.

Veja o que aconteceu quando uma tempestade chegou ao barco de Paulo:
“Pouco tempo depois, desencadeou-se da ilha um vento muito forte, chamado Nordeste. O navio foi arrastado pela tempestade, sem poder resistir ao vento; assim, cessamos as manobras e ficamos à deriva.” – At 27.14-15.

Paulo enfrentou e, diz o mesmo texto que, lá na frente, ele viu o milagre:
“Pois ontem à noite apareceu-me um anjo do Deus a quem pertenço e a quem adoro, dizendo-me: 'Paulo, não tenha medo. É preciso que você compareça perante César; Deus, por sua graça, deu-lhe a vida de todos os que estão navegando com você'.” – At 27. 23-24.

O navio foi destruído mas todos os passageiros que viajavam com Paulo sobreviveram às tempestades.

Tenha um âncora firme. Uma âncora para sua alma, que resista ao agitado mar...

JESUS. “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre.” – Hb. 13:8

Os ventos podem lhe derrubar ou te fazer mais forte. É uma questão de sua atitude e reação.

Winston Chuchill disse: “Se estiver passando por um inferno, continue caminhando.”

ATITUDE IMPORTANTE NESTE MOMENTO: Para que o barco não afunde:

Açoitados severamente pela tormenta, no dia seguinte, já aliviavam o navio. Atos 27.18

Se você soubesse que teria apenas um mês para viver, quais seriam as cargas que

jogaria para fora do seu barco?

4) MUDE DE DENTRO PARA FORA

"E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Romanos 12.2

Paulo usa aqui a palavra grega “metamorphos” da qual obtemos “metamorphosis”, que significa ser transformado de dentro para fora. Você precisa passar por uma metamorfose da alma, do espírito. Nada vai mudar na sua vida exterior, se primeiro não mudar em sua vida interior.

“Como se pode virar borboleta?... É preciso ter uma vontade tão grande de voar a ponto de desistir de ser lagarta.” – Trina Paulus (Artista e Escultora)

Pare de culpar seu cônjuge, seus filhos, seus parentes, seus amigos, seus irmãos, seus líderes, seu chefe, seu pastor. Pare de reclamar, murmurar, tercerizar seus problemas, assuma que sua vida precisa mudar interiormente para que seu mundo exterior mude. Pare de culpar os outros devido às suas insatisfações e anseios pessoais não alcançados.

Cuidado para não ter uma vida que quanto mais você acumula, menos você pode desfrutar. Cuidado com a comparação, isto é uma doença. Auto estima e patrimônio não são sinônimos. Cuidado para esta preocupação com seu status.

É muito interessante notar que o antônimo de metamorfose é a palavra grega: “metaschematizo”, cujo significado é: “mudar de aparência exterior”. Daí temos a raiz da palavra “mascarado”.

Não mude somente por fora, isto é mascarar a situação, mude por dentro, isto é realmente uma transformação de vida. Mudança real. Você precisa de uma metamorfose, não de uma máscara.

5) CONSTRUA UM ALICERCE FORTE PARA A ETERNIDADE

“Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha;e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.” Mateus 7.24,25

Uma das lições mais difíceis da vida é lidar e aceitar a perda! E antagonicamente nada é tão previsível na vida quanto ela. Admita: o mundo está muito longe de ser perfeito.

O mundo ensina apenas a vencer... nos tornamos escravos disto. Não vamos vencer sempre. Tim Hansel, escritor famoso disse: “A dor é inevitável, mas a tristeza é opcional. Não podemos evitar a dor, mas podemos evitar a tristeza.”

“Clame a mim no dia da angústia; eu o livrarei, e você me honrará." - Sl. 50:15

Suporte a pancada e siga em frente. O caminho será duro, mas se os alicerces ficarem firmes não cairão sobre sua cabeça. Não peça Jesus para te livrar de terremotos, peça para ele fortalecer suas bases, para resistir firme.

Ele já prometeu, peça sem medo de ser rejeitado: Jo. 16:33

“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”

Talvez hoje mesmo sua vida esteja sendo abalada por um terremoto de 10 pontos, você está sentindo tudo caindo ao seu redor. ENTÃO, OLHE PARA ONDE SEUS PÉS ESTÃO.

“Somente ele é a rocha que me salva; ele é a minha torre segura! Jamais serei abalado!” – Sl. 62:2

Dependendo de onde seus pés estão, você não tem do que temer!

6) VIVENDO COM INTEGRIDADE DE CORAÇÂO

“Melhor é o pobre que anda na sua integridade do que o perverso, nos seus caminhos, ainda que seja rico.” Pv. 28:6

A raiz da palavra integridade quer dizer INTEIRO. Quando pensamos em uma vida de verdade, não podemos pensar em nada pela metade. Precisamos pensar em algo completo, íntegro, inteiro, assim seria a nossa vida se soubéssemos que teríamos apenas mais 30 dias.

Para sua integridade, não há preço.

“Sei, ó meu Deus, que sondas o coração e que te agradas com a integridade. Tudo o que dei foi espontaneamente e com integridade de coração. E agora vi com alegria com quanta disposição o teu povo, que aqui está, tem contribuído.” – I Cr. 29:17

Seja inteiro por completo, não uma pizza de 8 pedaços e cada pedaço de um sabor diferente.

7) VIVENCIANDO SEU MILAGRE PESSOAL

"Certa mulher, das mulheres dos discípulos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que ele temia ao SENHOR. É chegado o credor para levar os meus dois filhos para lhe serem escravos." II Rs. 4:1

Quem aqui espera por milagre pessoal? Quem já viveu a experiência de receber um milagre pessoal? A Bíblia também é um livro de milagres. Existem muitas histórias fantásticas. Hoje à noite vou destacar apenas uma delas e concluir esta mensagem e abençoar sua vida.

Deus quer fazer algo extraordinário em sua vida, um milagre pessoal, especial para você, como Ele fez com a viúva.

DEUS DESEJA ENCHER SUAS VASILHAS VAZIAS

“Quando todas as vasilhas estavam cheias, ela disse a um dos filhos: "Traga-me mais uma". Mas ele respondeu: "Já acabaram". Então o azeite parou de correr.” - II Reis 4.6

Você já passou pela situação de ter que fazer algo sem entender, mas o fez por uma questão de obediência?

Este texto trata do episódio em que Eliseu multiplica o azeite da viúva.

A situação das viúvas era difícil. E aquela se encontrava em situação de muita penúria e miséria (para pagar as dívidas teria que entregar os filhos como escravos).

A mulher, ao ver Eliseu, fez relato da situação (o profeta perguntou o que ainda restava - ela disse que lhe sobrara ainda uma botija de azeite).

Eliseu pede que vá e junte todas as vasilhas que conseguisse, inclusive aquelas que os vizinhos pudessem emprestar. Depois entrasse em casa e fosse derramando o azeite e enchendo as vasilhas (o azeite só parou quando já não havia mais vasilhas).

SE DEPENDER SÓ DE DEUS, O AZEITE NUNCA VAI PARAR DE ESCORRER!

O que aprendemos?

a. OBEDEÇA SEMPRE, COM GRANDE FÉ:

“Então disse Eliseu: "Vá pedir emprestadas vasilhas a todos os vizinhos. Mas peça muitas. Depois entre em casa com seus filhos e feche a porta. Derrame daquele azeite em cada vasilha e vá separando as que você for enchendo". vs. 3-4

Tenha expectativa! Creia!

Uma outra lição que nós podemos tirar deste episódio é que o azeite seria derramado sobrenaturalmente.

Era algo incompreensível à mente humana. Nem hoje, nem amanhã, nem nunca, pela ciência, o homem poderá explicar como é que se multiplica azeite, pães, peixes, vinho. É coisa de DEUS.

b. FAÇA SUA PARTE E PREPARE-SE PARA RECEBER A UNÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO:

“Depois disso ela foi embora, fechou-se em casa com seus filhos e começou a encher as vasilhas que eles lhe traziam.” v. 5

Ela obedeceu direitinho, pegou os filhos, trancou-se em casa, foi encher aquele monte de vasilhas, potes dela e da vizinhança. Ela foi fazer seu DEVER DE CASA.

Ela foi diretamente fazer sua parte no milagre, tomar parte na bênção de Deus, não somente para receber, mas para fazer acontecer!

Vá para sua casa, vá para a intimidade de sua família, vá fazer o que Deus mandou, faça sua parte com fé e dedicação. E prepare-se para ser SURPEENDIDO POR DEUS!

c. DESFRUTE DAS BÊNÇÃOS ABUNDANTES DE DEUS:

“Ela foi e contou tudo ao homem de Deus, que lhe disse: "Vá, venda o azeite e pague suas dívidas. E você e seus filhos ainda poderão viver do que sobrar". v.7

Primeiro pague suas dívidas FAZER OS ACERTOS, cumpra seus compromissos (porque este foi o motivo primário do milagre). Desfrute DESFRUTAR com sua família com o restante da bênção.

Lembre-se: a situação anterior era:
- Os filhos iriam se tornar escravos, distantes da sua mãe!
- Agora aquela pobre viúva tinha não somente os dois filhos perto, mas também possuía o sustento para desfrutar com eles.

Concluindo:

Viva humildemente como aquela viúva e você terá sobre a tua vida o azeite fresco da unção de multiplicação, sobre sua vida e sua casa! Diga para Deus o que você tem e do que você precisa e obedeça completamente.

“Faça grandes coisas para Deus e espere grandes coisas de Deus” Wiliam Carey –(Pioneiro missionário Batista Inglês na Índia - o chamado pai de missões modernas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário