quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Recuperando a alma


A palavra de Deus nos adverte que de nada adianta ganhar o mundo inteiro e perder a alma. Não quero entrar em questão teológica sobre esta frase bíblica, apenas refleti-la a partir do ponto de vista do porto onde ancoram nossas emoções, vontades, desejos e pensamentos - A alma. É na alma que estão os sentidos para todas as coisas. É na alma que encontramos o sabor para cada dia da vida. É ali que mantemos vivo o desejo de viver e vamos dando as cores aos nossos dias. É ali o nosso baú da felicidade e o cemitério onde guardamos mortas, coisas boas e ruins.

O ser humano se preocupa muito pouco com a sua alma. Assim, como as riquezas naturais do planeta, pensamos que estará sempre a disposição e sempre teremos uma reserva. A nossa alma, assim como toda a vida deste planeta, tem um limite, precisa ser equilibrada, bem alimentada, cuidada e respeitada em seus limites para que tenha vida longa e saudável. A cada dia nossa história é registrada na alma, por tudo que fazemos, recebemos e reagimos. Todas as informações e acontecimentos do nosso contexto provocam uma reação em nossa alma. Algumas destas reações que vem, por sua intensidade ou má qualidade, provocam feridas que precisam ser tratadas. É normal irmos deixando acumular estas feridas até que se manifeste através de uma vida vivida de má qualidade (Cheia de limitações e excessos, uma vida de frustrações); de uma explosão desastrosa emocional (que pode ser desde um stress, depressão até o suicídio) ou alguma enfermidade no próprio corpo.

A muita coisa que a nossa mente filtrou e que envenenou a nossa alma. Pra encontrar alívio pra estas reações da alma as pessoas se enveredam por caminhos de ausências e exageros, se escondem ou se expõe demais, se anulam e se tornam improdutivas ou, se entregam ao vício de bebidas, drogas, trabalho, prazeres... Estas e outras ciladas que em vez de ajudar a curar, agem como bola de neve, aumentando a ferida, consumindo a alma e levando a vida para um precipício.

Jesus veio para nos dar a vida, e a vida em abundância (João 10.10). Em toda a sua plenitude: espírito, alma e corpo (I Tess. 5.23). Não precisamos continuar escravizados por dentro por aquele que veio para nos roubar, matar e destruir. Conhecendo a Palavra de Deus nós somos libertos (João 8.32) e podemos experimentar a vida nova que Ele tem para nós (Efésios 2.1-10). Jesus veio para nos libertar do pecado (João 1.29). O pecado é a origem de toda a morte, de todo o mal (Rom.6.23), Jesus, porém, é a fonte de toda a vida. Jesus é a água viva que purifica e limpa a alma ( João 4); Jesus é a luz que ilumina o caminho e dissipa as trevas; Ele é o remédio e o médico que trata das nossas feridas; o Pastor que refrigera a nossa alma, nos leva a lugares de descanso e supre todas as nossas necessidades (Salmo 23); Jesus é a resposta para uma vida em questionamentos; é a vida nova, abundante e eterna para todos que forem à fonte.

NEle você pode alcançar a cura completa e voltar a viver de verdade.

Boa continuidade de semana pra você

Pastor Mauricio Baniski

Um comentário:

  1. Olá Pastor Mauricio!

    Parabéns por mais este belo texto. Tomei a liberdade de colocá-lo em meu site: http://clinica-da-alma.webnode.com.br/news/recuperando-a-alma/
    com as devidas referências.

    Continue a nos presentear sempre com esta bela espiritualidade que emana de sua alma.

    Abraços do amigo e irmão,

    Flávio Sobreiro.

    ResponderExcluir