segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Lições de uma Pescaria


"Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes da vida, haveria uma escassez de varas de pescar." (Doug Larson)

Observe todas as lições, independente de gostar ou não de pescar:

quero aqui apresentar algumas características que tornam o pescador excelente naquilo que faz.

Estas lições servem para tudo em nossa vida

Antes de iniciar as lições, quero apenas registrar o motivo pelo qual muitas pessoas desistem de pescar:

TEM GENTE QUE NÃO PESCA POR QUE O MAR É MUITO GRANDE

TEM GENTE QUE NÃO PESCA POR CAUSA DO PERIGO DO MAR "Os pescadores sabem que o mar é perigoso e que a tempestade é terrível, mas eles nunca julgaram esses perigos como razão suficiente para permanecer em terra." (Vincent van Gogh)

"Na água agitada se pesca com mais abundância." W.Map

TEM GENTE QUE NÃO PESCA POR CAUSA DA QUANTIDADE DE PESCADORES

TEM GENTE QUE NÃO PESCA PORQUE HOUVE A VOZ PESSIMISTA DE ALGUMAS PESSOAS “O mar não está pra peixe" Eles dizem: "Os tempos estão difíceis".

TEM GENTE QUE QUE NÃO QUER PESCAR. MAS QUER O PEIXINHO NA MESA "Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida." (Lao Tsé)

Jesus escolheu doze homens, a maioria deles pescadores, e transformou as suas vidas. Deus um sentido de missão àquilo que faziam apenas como única opção e para sobrevivência.

Jesus disse àqueles homens: "A partir de hoje vocês serão pescadores de homens".

A gente também faz muitas coisas por ser única opção. Muitas vezes, por falta de coragem de arriscar ou apenas para a sobrevivência. Bom é quando fazemos da nossa vida uma missão. Aí tudo tem um sentido novo.

Creio que, assim como mudou a vida daqueles doze homens, Jesus quer tocar a tua vida também e dar a você, em qualquer área da vida, um sentido que vai além de qualquer uma de suas expectatívas.

Olhando estas lições, aprendemos como podemos viver a vida com excelência e prazer.

Quando a gente vai pescar lá no Amazonas, Mato Grosso é comum contratar alguém pra guiar o barco e ajudar na pescaria. É chamado de piloteiro.

São pessoas simples, de pouca escola, mas que carregam uma sabedoria muito grande a respeito da pesca.

Seu Dito, 56 anos, é uma destas pessoas, piloteiro por mais de 15 anos: Alguém perguntou pra ele: “Quais as características de um bom pescador?”

Na resposta simples daquele homens podemos aprender princípios que nos ajudam a alcançar o sucesso em nossos projetos.

Vamos às lições:

UM PESCADOR EXCELENTE É AQUELE QUE ...

TEM PRAZER PELO QUE FAZ: “O cabra tem que gostar...” Se você não gosta do que faz nunca será excelente. Nunca estará acima da média. Não será feliz. Pode até acontecer que tenha que se adaptar um tempo em fazer o que não gosta de fazer. Mas, passar a vida fazendo o que não gosta é uma viver sem sabor.

"Na barriga da minha mãe eu nunca chutei, eu fisgava. Quando vim parar nesse mundo eu não nasci, eu embarquei. E hoje, eu não vivo, eu pesco." Leonardo Castilho

"A pesca assemelha-se à poesia: é necessário nascer pescador." (Izaak Walton)

TEM QUE INVESTIR EM EQUIPAMENTO: “Tem qui investi na tralha”. Muito do sucesso da pescaria é conseqüência do investimento. Hoje, com a concorrência se não investir não caminha. Tem que se equipar. Roupas, barco, isca, anzol, linha, molinete, vara... No nosso caso também é assim.

Seja o SOLDADO, o ATLETA, o MUSICO... O investimento é essencial

TEM QUE CONHECER O LUGAR ONDE VAI PESCAR. A vantagem de ter um piloteiro é que ele conhece o rio. Ele sabe aonde tem peixe. Ele conhece o mar. Precisamos conhecer o nosso lugar de ação.

TEM QUE DEFINIR QUE PEIXE DESEJA PESCAR. Pra saber onde ele está e como iscar. Não adianta tentar pegar peixe com isca errada. Precisa conhecer. Se inteirar, conversar, estudar.

"Na pesca há um esportista, o homem na ribeira, e outro esportista, a truta na água." (Wenceslao Fernández Flórez)

TEM QUE ADQUIRIR EXPERIÊNCIA. Não dá pra sair pescar achando que já sabe tudo. A sabedoria vem com o tempo, com a pratica. Ninguém se torna excelente do dia pra noite. Isso exige tempo... tentativa... erros... acertos... Se adquire experiência pela prática, atenção, desejo de aprender. Quem começa algo já achando que sabe tudo, termina sem saber nada.

TEM QUE TER UMA EXPECTATIVA POSITIVA “Precisa ir pescar pensando que vai conseguir. Quem sai desanimado, não pega nada”. Em tudo na vida é preciso ter expectativa positiva. Você tem que acreditar que vai pegar.

TEM QUE TER ÉTICA. Não é pela eliminação do outro, ou pela trapaça que se torna um excelente pescador. Pode ser o único e o que vende mais. Excelente você só se torna quando joga limpo e cresce pela sua capacidade e não pela negação ou eliminação dos outros.

"Quando pescar com amigos, lembre-se: não são seus adversários. O espírito de competição é saudável, mas não superior ao da solidariedade." Chorabambu

Veja esse texto: Uma pescaria inesquecível....

Uma Pescaria Inesquecível

Ele tinha onze anos e, cada oportunidade que surgia, ia pescar no cais próximo ao chalé da família, numa ilha que ficava em meio a um lago. A temporada de pesca só começaria no dia seguinte, mas pai e filho saíram no fim da tarde para pegar apenas peixes cuja captura estava liberada.

O menino amarrou uma isca e começou a praticar arremessos, provocando ondulações coloridas na água. Logo, elas se tornaram prateadas pelo efeito da lua nascendo sobre o lago. Quando o caniço vergou, ele soube que havia algo enorme do outro lado da linha. O pai olhava com admiração, enquanto o garoto habilmente, e com muito cuidado, erguia o peixe exausto da água. Era o maior que já tinha visto, porém sua pesca só era permitida na temporada.O garoto e o pai olharam para o peixe, tão bonito, as guelras para trás e para frente. O pai, então, acendeu um fósforo e olhou para o relógio. Eram dez da noite, faltavam apenas duas horas para a abertura da temporada. Em seguida, olhou para o peixe e depois para o menino, dizendo:
Você tem que devolvê-lo, filho!

Mas, papai, reclamou o menino.

Vai aparecer outro, insistiu o pai.

Não tão grande quanto este, choramingou a criança.

O garoto olhou à volta do lago. Não havia outros pescadores ou embarcações à vista. Voltou novamente o olhar para o pai. Mesmo sem ninguém por perto, sabia, pela firmeza em sua voz, que a decisão era inegociável.

Devagar, tirou o anzol da boca do enorme peixe e o devolveu à água escura. O peixe movimentou rapidamente o corpo e desapareceu. E, naquele momento, o menino teve certeza de que jamais veria um peixe tão grande quanto aquele. Isso aconteceu há trinta e quatro anos.

Hoje, o garoto é um arquiteto bem-sucedido. O chalé continua lá, na ilha em meio ao lago, e ele leva seus filhos para pescar no mesmo cais. Sua intuição estava correta.

Nunca mais conseguiu pescar um peixe tão maravilhoso como o daquela noite. Porém, sempre vê o mesmo peixe repetidamente todas as vezes que depara com uma questão ética. Porque, como o pai lhe ensinou, a ética é simplesmente uma questão de certo e errado.

Agir corretamente, quando se está sendo observado, é uma coisa. A ética, porém, está em agir corretamente quando ninguém está nos vendo.

A história valoriza não como se consegue ludibriar as regras, mas como, dentro delas, é possível fazer a coisa certa.

A boa educação é como uma moeda de ouro: TEM VALOR EM TODA PARTE.

(LENFESTEY, James P.. HISTÓRIAS PARA AQUECER O CORAÇÃO DOS PAIS; ed. Sextante)

Se você acusar alguém de ser antiético, é equivalente, geralmente, a chamá-lo de mau profissional.

Portanto, em geral, se define ética como: As regras ou normas que regem a conduta de um profissional ou dos membros de uma profissão.

Moral vem do latim moralis - costume ou maneira. PESCAR NO AQUÁRIO DO OUTRO


TEM QUE TER PACIÊNCIA “Tem que jogar o anzol com isca e esperar. Quem for afobado, acaba não pegando nada”. Paciência com as pessoas. Paciência para esperar o tempo de Deus.

DEPOIS DE FISGAR É PRECISO SOLTAR LINHA, PUCHAR, SOLTAR, MEXER, ATÉ QUE CHEGUE A HORA DE TIRAR DA ÁGUA

“perder o peixe faz parte, é esportivo... Perder a isca não é prejuízo”

TEM QUE SER PERSISTENTE - Tem Perseverança – determinação . “Tem dia que não pega nada. Aí a gente tem que voltar no outro dia e jogar o anzol de novo: persistindo a gente acaba pescando um grande peixe e muitos peixes. Tem dia que a gente pega e tem que devolver, pois esta fora da medida; mas se perseverar, acaba sendo recompensado”. Certamente que cada leitor pode aplicar estas palavras a qualquer área da sua vida e da sua atividade comercial, familiar ou espiritual.

Você pode se preparar, levar todos os tipos de iscas e materiais de pesca, mas se os peixes simplesmente não quiserem comer você não vai pegar nada, você não pode obrigar que eles mordam a isca, você não pode controlar isso.

TEM QUE TER FÉ. “É preciso crer que Deus vai abençoar. Tudo que a gente faz na vida precisa da bênção de Deus. A bênção de Deus é mais importante do que saber pescar”. Pra ser um excelente pescador é preciso acreditar em Deus, acreditar em você, acreditar no seu projeto, na sua pescaria.

Os maiores fracassos não são decorrentes de tentativas
Mal sucedidas, mas de desistências consecutivas

Veja, por exemplo, esta lista de pessoas que não desistiram dos seus sonhos, mas souberam esperar pacientemente pelo sucesso de seus anelos:

Abraham Lincoln foi para a guerra como capitão e retornou soldado. Fracassou como homem de negócios e advogado, perdeu seis eleições, de prefeito a vice-presidente, até ser eleito.

O grande estadista britânico Winston Churchill, repetiu a sexta série e perdeu todas as eleições até se tornar primeiro ministro, aos 62 anos.

Albert Einstein foi descrito por um de seus professores como mentalmente lento, insociável, e totalmente perdido em sonhos enlouquecidos.

Michael Jordan foi barrado do time de basquete, no colegial.

Walt Disney foi ignorado por um editor de jornal, por "não ter imaginação e não ter boas idéias".

Sidney Poitier ouviu de um diretor de elenco: "Por que não para de tomar o tempo das pessoas e vira um lavador de pratos?"

Charlie Chaplin foi rejeitado pelos estúdios porque Carlitos não fazia o menor sentindo (nonsense).

Portanto jamais deixe de esperar, de esperar e continuar esperando, esperar com paciência e traquilidade. Espera em Deus, porque certamente alcançará a tua vitória.

Apenas, lembre-se que esperar em Deus não é ficar parado, mas trabalhar, estudar, se empenhar, crendo que Deus irá capacitá-lo, fortalecê-lo e abençoa-lo em tudo que for necessário pra alcançar a vitória.

"Os homens alcançam sucesso quando eles percebem que seus fracassos são uma preparação para suas vitórias." (Ralph Waldo Emerson)

TEM QUE CUIDAR DO PEIXE. Tem gente que vai acabando com os peixes sem se importar que amanhã precisará pescar novamente. Hoje, os bancos tem vários programas para os clientes gastarem menos. Descobriram isso quando perceberam que estavam matando grande parte de seus clientes (peixes). Invista em seus clientes, valorize-os, ajude-os, importe-se com eles. Se houver cuidado com os peixes, sempre haverá pescaria e cada vez mais próspera.

"Pesque e solte hoje para seu filho pescar amanhã! Paulo A. B. Yano

Deus te abençoe.

Mauricio Baniski

Um comentário: