sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Onde o medo perde a sua força


"não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel." Isaias 42.10

Naturalmente, o medo é uma defesa e é bom, faz parte da capacidade que o ser humano recebeu de Deus de antever o futuro. Por exemplo: Quando Deus fez o homem e a mulher e os colocou no Paraiso, Ele disse que de todo fruto que estava no jardim eles poderiam comer, menos da árvore que proibiu ser tocada. Por que Deus disse que no dia que do fruto dela comessem morreriam... Pois bem, ali Deus colocou um temor que era para proteger a integridade da sua criação. Adão e Eva, em algum momento, perderam este temor e a consequência foi uma tragédia.

Da maneira que Deus criou, sentir medo é a capacidade que recebemos de termos os olhos abertos para ver o que está à nossa frente. Na vida, conforme vamos amadurecendo, amadurece ou deveria amadurecer a capacidade de antevermos o futuro e assim, darmos passos acertados, fazermos boas escolhas, afim de atingirmos o alvo. O temor é sadio quando utilizado para proteção (traz equilíbrio), quando dá a opção de fazermos escolhas olhando para o futuro e percebendo as consequências de cada ato. Este tipo de temor faz a poda necessária, tira da vida o excesso, nos leva em busca do que precisa ser acrescido, nos protege para podermos crescer.

Como deturpação, ser dominado pelo medo é a incapacidade de enxergar. Tornar-se cego quanto ao que está à sua frente. Ficar travado, impedido e limitado. O dom que recebemos de Deus de antever o futuro funciona ao contrário e, em vez do temor impelí-lo ao crescimento desviando as rotas erradas, o faz esquecer-se do carater e das promessas do Criador, da sua capacidade de caminhar e, o impede de lembrar das experiências que já vivenciou, das vitórias que já teve. quando este tipo de temor assume o controle a vida se torna um caos. Destrói a esperança, limita a sua capacidade de sonhar, pensar, acreditar e ter as atitudes necessárias que o levariam a alcançar o propósito da sua vida.

Depois do pecado Adão e Eva se esconderam, fugiram da presença de Deus e quando encontrados disseram que tiveram MEDO, e por isso se esconderam. A vida deles estava invertida. Quando deveriam temer a astúcia do inimigo e ao pecado, foram destemidos e audaciosos, não levando em conta a determinação divina e as consequências de suas más escolhas e, destinando a vida ao fracasso. Quando não deveriam temer, porque estavam diante do AMOR, que não encoberta o pecado, mas faz-se pecado por nós e paga o preço da nossa culpa, temeram e fugiram. Tentaram esconder. Foram cegos quando podiam ver e queriam ver quando se tornaram cegos.

"Então, lhe deram o livro do profeta Isaías, e, abrindo o livro, achou o lugar onde estava escrito: O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e RESTAURAÇÃO DA VISTA AOS CEGOS, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor. Tendo fechado o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e todos na sinagoga tinham os olhos fitos nele. Então, passou Jesus a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir." Lucas 4.17-21

Jesus veio para trazer boas noticias aos que estavam pobres por que não conseguiam ver o caráter de Deus, que é o AMOR: "No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor." 1 João 4:18

Ele veio para proclamar libertação aos cativos: "Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo, e nos suscitou plena e poderosa salvação na casa de Davi, seu servo, como prometera, desde a antiguidade, por boca dos seus santos profetas, para nos libertar dos nossos inimigos e das mãos de todos os que nos odeiam; para usar de misericórdia com os nossos pais e lembrar-se da sua santa aliança e do juramento que fez a Abraão, o nosso pai, de conceder-nos que, livres das mãos de inimigos, o adorássemos sem temor, em santidade e justiça perante ele, todos os nossos dias." Lucas 1.68-75

Ele veio para trazer a restauração de vista aos CEGOS. Cura a todos que foram cegados pelo pecado: "Então, Jesus lhes respondeu: Ide e anunciai a João o que vistes e ouvistes: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres, anuncia-se-lhes o evangelho." Lucas 7:22

E, Ele veio, para receber todos os que estavam oprimidos, paralisados. Jesus nos liberta do medo que limita, comprimi, consome, adoece e mata e restaura em nós o temor a Deus que é o princípio de um viver sábio: "O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência." Provérbios 9:10; 1.7; 4.7; Salmo 110.10

Deus abençoe o seu dia.

Mauricio Baniski

Nenhum comentário:

Postar um comentário