segunda-feira, 9 de agosto de 2010

COMPROMISSO - meu terceiro passo


“Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor.
Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em sua vida, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos.” II Pedro 1.5 - 8

Empenhe-se... Toda mudanca real e vitóriosa em nossa vida é resultado de empenho, determinação, compromisso...

A virada na sua vida é resultado do reconhecimento do seu estado atual; do desejo de viver uma vida melhor; do reconhecimento que sozinho é impossível e você precisa de ajuda; de olhar para Jesus e reconhecê-lo como a fonte de uma vida nova e do seu compromisso com a mudança.

Aqui é que geralmente pecamos... Sabemos o que temos de fazer mas nos falta o compromisso real (com Deus e com a gente mesmo) para as mudanças que são necessárias

Você pode viver nos próximos anos o melhor tempo da sua vida. Através de um relacionamento com Deus, Ele irá levá-lo a descobrir e experimentar a vontade e o plano dele pra sua vida.

Você pode amadurecer. Mais dons, frutificar mais. Viver o NOVO. Intimidade, santidade, visões e sonhos.

Mas precisamos sair do desejo, da vontade e vivermos esse tempo NOVO.

Deus lhe dá a vida, a presença dEle, a Palavra viva, a Igreja – lugar de cura.

Uma promessa de Deus para mim e pra você:

Ele respondeu: "Porque a fé que vocês têm é pequena. Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: 'Vá daqui para lá', e ele irá. Nada lhes será impossível.” – Mt. 17: 20.

Qual é o monte que precisa ser removido, que dificulta e impede que você dê um passo significativo para a recuperação na sua vida?

Bloqueios que encontramos em nossa vida:

- Fracassos do passado: Eu já tentei e nunca deu certo!
- Histórico familiar: Ninguém da minha família prosperou!
- Decepções com pessoas: Eu fui lesado porque confiei no meu melhor amigo.
- Medo de arriscar: E se não der certo?
- Sentimentos carnais e até mesmos malignos tentarão impedir você de crer e desfrutar das promessas de Deus: Egocentrismo, religiosidade, medo, incredulidade, etc...

DEUS TEM CHAMADO A IGREJA PARA UM COMPROMISSO COM A VIDA NOVA QUE ELE NOS OFERECE

Acrescente à sua fé a virtude.

“Virtude é um traço de caráter que é valorizado socialmente. Uma virtude moral é um traço que tem valor moral associado. A virtude, tem origem na Grécia com a palavra areté, que também pode ser traduzida como excelência.”


Daniel 6.3 – “Daniel se distinguiu ... porque nele havia um espírito excelente.”

“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.” .” I Pedro 1.9,10

A nossa fé deve se manifestar através das virtudes que se manifestam naturalmente na vida de todos aqueles que nasceram de novo.


Acrescente à virtude o conhecimento.

João 8.32 “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.”

Primeiro: A verdade aqui é uma pessoa. O filho de Deus ( João 8.36; 14.6). Portanto é um relacionamento pessoal.

Segundo: Para conhecer é preciso conviver, acreditar, experimentar

O salmista diz: “Óh! Provai e vede que o Senhor é bom...”

O textemunho de Jó: “Antes eu te conhecia de ouvir falar, mas agora meus olhos te vêem.” Jó 42.

Salmo 1 – “medita nela dia e noite ... será como árvore plantada junto a ribeiros de água (JESUS É UMA FONTE) – dará fruto no tempo certo, sua folhagem não murcha – e tudo que faz será bem sucedido.


Acrescente ao conhecimento o domínio próprio.
Esse é um grande desafio. As conseguimos dominar até um exército, mas não conseguimos controlar nossa própria vida.

Gálatas 5 - Fala do domínio próprio como fruto do Espírito Santo. Deus é quem nos ajudará a assumirmos o controle da nossa própria vida.

Quem consegue dominar a sua própria vida está preparado para liderar o mundo inteiro.


Acrescente ao domínio próprio a perseverança.

“Corramos com perseverança a corrida que nos é proposta.” - Hb 12.1

Jesus falando aos crentes da igreja de Éfeso, através da sua Revelação no Apocalipse: “Conheço as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança.” Ap 2.2

“O SENHOR está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido. O justo passa por muitas adversidades, mas o SENHOR o livra de todas; protege todos os seus ossos; nenhum deles será quebrado.” Sl. 34: 18-19.


Acrescente à perseverança a piedade.

Josué ordenou ao povo: "Santifiquem-se, pois amanhã o SENHOR fará maravilhas entre vocês". Josué 3.5

Separe-se do mundo.

Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. Ef. 5.25-27

Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade. João 17.17

Envolvidos pelo Espirito de Deus... seja sóbrio... espere inteiramente na graça que está sendo trazida, como filhos da obediência não vos amoldeis às paixões que tínheis antes... segundo é aquele que vos chamou tornai-vos santos em todo procedimento. 1 Pedro 1.15


Acrescente à piedade a fraternidade

Implica em sentimento de irmandade entre as pessoas, que remete às ações que comprovam respeito à dignidade de todos os seres humanos, considerados iguais e com plenos direitos.

A Igreja precisa manifestar esse sentimento de amor e cuidado pelo seu próximo. Deus nos criou para que sejamos humanidade.

No mundo de tanto individualismo Deus te chama pra fazer a diferença na vida de alguém.


Acrescente à fraternidade o amor.

I Corintios 13 – só tem sentido a atitude que é filtrada pelo amor.

O amor está no DNA de todos os filhos de Deus por que Deus é amor.

Todo mandamento de Deus se resume em: “Amar a Deus acima de todas as coisas e ao seu próximo como a si mesmo.

Amar a Deus, amar a si mesmo e amar ao próximo

Pra vivermos uma vida de compromisso com o Senhor precisamos seguir o caminho do amor. I Cor. 14.1


ASSUMA ESSE COMPROMISSO COM O SENHOR DE VIVER UMA FÉ ATIVA. CRER EM DEUS É VIVER DE ACORDO COM A SUA PALAVRA. COMPROMISSO NÃO É O QUE SE FALA MAS A MANEIRA EM QUE SE VIVE.

Deus abençoe e uma boa semana pra você e sua família

Pastor Mauricio Baniski

Nenhum comentário:

Postar um comentário