quarta-feira, 18 de agosto de 2010

PERDÃO: meu sexto passo


“Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo”. Ef 4.31-32

Neste sexto passo vamos avaliar todos os meus relacionamentos, oferecer PERDÃO àqueles que me FERIRAM e CONSERTAR os danos que eu tenha causado a outros, exceto quando, ao fazê-lo, eu possa causar mal à pessoa que feri ou a outros.

Este é o passo da RESTAURAÇÃO!

No caminho da recuperação, a estrada a seguir é a seguinte:PERDOAR e CONSERTAR.

VOCÊ PRECISA PERDOAR AQUELES QUE LHE FERIRAM.

E por que deve dar este passo e como pode fazê-lo?

a) PORQUE DEUS PERDOOU VOCÊ PRIMEIRO. Colossenses 3.13 - Sejam amáveis e prontos para perdoar; jamais guardem rancor. Lembrem-se que o Senhor os perdoou, portanto vocês devem perdoar aos outros."

b) PORQUE RESSENTIMENTO É UM VENENO CONTRA VOCÊ MESMO”. Jó 5.2 - "Ficar desgostoso e amargurado é loucura, é falta de juízo, que leva à morte".

c) PORQUE VOCÊ PRECISARÁ DE PERDÃO NO FUTURO. Mc 11.25 - "Mas quando estiverem orando, primeiro perdoem aqueles por quem foram ofendidos, para que seu Pai que está no céu perdoe os seus pecados também."

II. VOCÊ PRECISA FAZER REPAROS COM AQUELES QUE TÊM FERIDO VOCÊ.

1. REVELANDO A SUA FERIDA.

Você tem algumas opções quando se trata de ferida: REPRIMIR, MINIMIZAR ou ADMITIR. Qual tem sido sua escolha?

2. LIBERANDO SEUS OFENSORES.

Você faz isso PERDOANDO.

3. TROCANDO SUA FERIDA PELA PAZ DE DEUS.

"Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo." Cl 3.15

COMO FAZER OS REPAROS COM AS PESSOAS QUE VOCÊ TEM FERIDO?

1. Faça uma lista daqueles a quem você tem ferido e as coisas que você fez.

2. Pense em como você gostaria que os outros fizessem reparos com você. "Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles.” Colossenses 6.31

3. Antes de qualquer atitude, coloque tudo nas mãos de Deus, peça ajuda a Ele e espere o Senhor coordenar todas as coisas.

4. Converse com alguém cristão e de confiança. Ele também pode te ajudar a saber se deve e encontrar a melhor maneira de reparar.

5. Lembre-se que para isso: Há uma hora certa. Ec 8.6; Há uma atitude certa. Ef 4.15 e ainda, pergunte: isto é apropriado? Pv 12.18

CONCLUINDO

1. Peça a Jesus para livrá-lo(a) dos seus pecados e sofrimentos.

2. Tenha a atitude de perdoar conforme a vontade de Deus.

3. Desfrute de um novo momento em seus relacionamentos.

AO DAR ESTE 6º PASSO, SUA QUALIDADE DE VIDA MUDA PARA SEMPRE, FÍSICA, EMOCIONAL E ESPIRITUALMENTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário