quarta-feira, 11 de agosto de 2010

LIMPEZA: quarto passo para a Recuperação


"Como é feliz o homem que tem suas desobediências perdoadas e seus pecados cobertos! Como é feliz o homem cujos pecados Deus apagou e está livre de más intenções em seu coração."- Sl. 32: 1-2

DEUS QUER LIMPAR SUA VIDA!

Por que isto é parte do processo de recuperação?

Culpa mantém-nos atolados ao passado. Impede-nos de crescer, de tornarmo-nos tudo o que Deus quer que sejamos. Para você realmente aprender como desfrutar da vida, precisa aprender como desvencilhar-se da culpa.

A verdade é que nenhum de nós está isento de cometer erros. Pecamos e cometemos erros. Portanto, temos arrependimentos, remorsos. Possuímos coisas às quais gostaríamos de voltar o relógio no tempo e dizer: "Eu gostaria de ter feito aquilo de maneira diferente", mas você não fez.

Assim você se sente mal, sente-se culpado a respeito e carrega isso com você. Como resultado, carregamos a culpa para todo o canto. Algumas vezes conscientemente, mas a maior parte das vezes inconscientemente. Há muitas maneiras pelas quais você reage na vida que são causadas por uma culpa inconsciente. Coisas das quais nem está consciente.

Você se sente mal a respeito, mas mesmo assim vai vivendo, e deste modo:

1. Você pode negar a culpa. 2. Você pode reprimir a culpa. 3. Você pode culpar terceiros por suas desgraças. 4. Você pode até arrumar uma desculpa para a sua culpa. 5. Mas o fato é:

Você terá que um dia admitir sua realidade de forma pessoal e intransferível.

Ainda assim, sentimos os efeitos dela. Se você vai realmente recuperar-se das suas feridas, dos seus hábitos e dos seus vícios em sua vida, você terá que aprender a livrar-se da culpa.

A questão é: COMO VIVER COM UMA CONSCIÊNCIA LIMPA E CURADA?

VIVER UMA VIDA SEM CULPA...

I.POR QUE HOJE VOCÊ PRECISA DAR ESTE PASSO EM DIREÇÃO À RECUPERAÇÃO?

1.PORQUE A CULPA DESTRÓI MINHA CONFIANÇA.
Culpa rouba de você a sua confiança. Você passa a ser uma pessoa insegura e instável.

2. PORQUE A CULPA CAUSA FERIDAS PROFUNDAS EM MEUS RELACIONAMENTOS.
PESSOAS FERIDAS FEREM: Você começa a projetar em outros suas dores, traumas e crises, seja a pobreza que você passou na infância, um abuso sexual, uma repressão dos pais, uma violência doméstica e miséria, e aí, você sem curar suas feridas interiores, começa a ferir pessoas do presente. REVOLTA.

A CULPA ME FAZ CEGO PARA OUTROS PONTOS DE VISTA: Porque só consigo ver a minha dor, o meu trauma e o meu problema.

3. PORQUE A CULPA ME DEIXA PRESO AO PASSADO.
"Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona." - Pv. 28:13

Liberte-se do seu passado e não projete em você e nos outros o castigo pelo que lhe fizeram. A rebeldia não é modelo de vida para você, Jesus é o seu modelo!

Entenda que: A CULPA NÃO PODE MUDAR O PASSADO DA MESMA MANEIRA QUE A PREOCUPAÇÃO NÃO PODE MUDAR O FUTURO.

Entregue, confie e descanse no Poder de Deus.

“Esta é a palavra do SENHOR...Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito, Diz o Senhor” – Zc. 4:6

II. COMO DAR ESTE PASSO?

1.FAÇA UM INVENTÁRIO MORAL PESSOAL:"Examinemos e coloquemos à prova os nossos caminhos, e depois voltemos ao Senhor." - Lm. 3:40 - NVI

"Por isso, ó Deus, examina a minha vida em detalhes! Põe os meus pensamentos e emoções à prova, tomam conhecimento de tudo! Descobre qualquer caminho errado e mau e orienta-me para que eu ande sempre pelo caminho da vida eterna." Salmo 139.23,24

VOCÊ NUNCA COMEÇARÁ A MUDAR, SE VOCÊ NÃO OLHAR PARA DENTRO DE SI MESMO E EXPOR SEU INTERIOR

Projetar nos outros é sempre o caminho mais fácil, porque não me faz confrontar comigo mesmo, é mais fácil projetar no cônjuge, no patrão, no amigo ou no pastor.

2. ASSUMA RESPONSABILIDADE POSITIVA PELOS SEUS ERROS."O Senhor deu aos seres humanos inteligência e consciência; ninguém pode se esconder de si mesmo." Pv. 20:27 - NTLH

O MAIOR EMPECILHO PARA A CURA DOS MEUS VÍCIOS SOU EU MESMO. Tudo começa em ser radicalmente honesto e dizer: "se eu apenas mudasse este relacionamento, apenas mudasse de trabalho, ou apenas mudasse de cidade, apenas mudasse de local, então tudo estaria bem. O problema é que, onde quer que eu for, eu estarei lá. E eu continuarei bagunçando tudo."

Você precisa admitir que errou. 1 Jo. 1:8 - "Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós."

Olhe para mim: VOCÊ ESTÁ FINGINDO QUE NÃO SENTE CULPA,MAS EM SEU CORAÇÃO AINDA SENTE?

3.PEÇA PERDÃO A DEUS.

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda a injustiça." 1 Jo.1:9

• COMO É QUE NÃO SE PEDE PERDÃO A DEUS?

Não suplique como quem pede esmolas; não barganhe; não suborne.

Como é que você pede perdão da maneira certa?

Você simplesmente crê. Crê que Deus vai perdoar você definitivamente! Quando livremente admitimos que temos pecados, descobrimos que Deus é altamente confiável.

"Por mais fundas e feias que sejam as manchas dos pecados que vocês cometeram, Eu posso limpar essas manchas completamente! Vocês ficarão limpos e brancos como a neve que acabou de cair." Is. 1:18 - BV

4.ADMITA SUAS FALTAS E ERROS PARA OUTRAS PESSOAS.
"Confessem suas faltas uns aos outros e orem uns pelos outros, a fim de que vocês possam ser curados." Tg. 5:16 - BV

A Quem Você Confessa?

Alguém que você confia; Alguém que compreende o valor do que você está fazendo; Alguém que é maduro o suficiente para não ficar chocado com as suas histórias; Alguém que conhece o Senhor o bastante para que possa refletir o Seu perdão a você

Talvez esta pessoa seja um pastor leigo, um amigo próximo, um conselheiro cristão. A maior parte dos cristãos genuínos que conheço ficaria honrada em ouvir o seu quarto passo.

5. ACEITE O PERDÃO DE DEUS E PERDOE A SI MESMO.

Rm. 3:23-24 "Sim, todos pecaram..." Sim todos! Alguns de você estão se sentindo meio solitários hoje. " O Pastor está falando diretamente para mim. Ele planejou este sermão para mim, eu sei disso."

Não eu não fiz isso. Todos pecaram. Todos nós estamos no mesmo barco. Você nunca poderá perdoar outra pessoa, se não decidir perdoar-se a si mesmo. OLHE NO ESPELHO E DECLARE O SEU AUTO-PERDAO!

CONCLUINDO...

O que acontece quando damos este passo? Como é que Deus nos perdoa?

Deus nos perdoa instantaneamente; Ele perdoa gratuitamente; Ele perdoa completamente.

"Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus." Rm. 8:1

Declare comigo o 4o. Passo: ABERTAMENTE EXAMINAREI E CONFESSAREI MINHAS FALTAS A DEUS, A MIM MESMO, E A ALGUÉM EM QUEM EU CONFIE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário