segunda-feira, 16 de agosto de 2010

SUBMISSÃO – Meu quinto passo


“Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se
ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o
culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” –
Rm 12.1-2.

NO QUINTO PASSO VAMOS NOS SUBMETER VOLUNTARIAMENTE A TODAS AS MUDANÇAS QUE DEUS DESEJA FAZER EM NOSSA VIDA E, HUMILDEMENTE, PEDIR QUE ELE REMOVA NOSSAS FALHAS DE CARÁTER.

Todos nós temos feridas que dificilmente iremos nos esquecer. Algumas sempre estarão conosco.

Todos nós temos vícios que dificilmente conseguiremos nos livrar.

Todos nós temos hábitos que podem ou estão arruinando nossas vidas.

Estamos nesta série de palestras "O Caminho da Recuperação" e hoje olharemos o quinto passo que eu chamo de Passo da TRANSFORMAÇÃO.

Seja... um abuso; uma repressão; uma rejeição; uma violência doméstica; um fracasso; um pecado; uma agressão; uma injustiça; uma perda. Tudo tem jeito, porque você está vivo e Jesus está vivo!

Deus deseja lhe ajudar a TRANSFORMAR esta marca ruim de seu passado em algo bom.

Vamos então olhar as causas do seu desvio de caráter, assim hoje, deixar Deus mudar sua vida!


DE ONDE VIERAM AS FALHAS DO MEU CARÁTER?

a) Da nossa natureza pecaminosa. Em Romanos, a Palavra de Deus diz que todos pecaram... NO Salmo 51, Davi reconhece a sua natureza pecaminosa.

b) Do meu ambiente familiar e do meu DNA

Algumas marcas negativas do meu comportamento foram herdadas de um ambiente familiar doentio.

Ambos, seu pai e sua mãe, contribuíram para os seus 23.000 cromossomos. E você herdou algumas de suas fraquezas. Você herdou defeitos físicos de seus pais e também alguns defeitos emocionais. Isto explica a sua predisposição com respeito a certos problemas. Mas, lembre-se... Genética explica predisposição, mas não justifica e perdoa pecados!

Existe uma discussão científica sobre caráter, personalidade e DNA, porém, estudos avançados demonstram a influência do DNA nos traços da personalidade de cada indivíduo.

c) Das CIRCUNSTÂNCIAS da minha vida

Você foi criado de uma determinada maneira e você aprendeu muito do seu modo de se relacionar de seus pais e dos seus hábitos.

Você aprendeu de seus pais e também de outras pessoas.

Muitos de seus defeitos de caráter geralmente são tentativas de preencher necessidades insatisfeitas.

d) Das minhas ESCOLHAS:

Se você escolhe algo por um longo período, isso acaba se transformando num hábito. Uma vez que se torna um hábito, você fica preso. Coisas que você nunca pensou em desenvolver em sua vida, são desenvolvidas porque escolheu fazer determinadas coisas que se transformaram em hábitos.

Defeitos de caráter geralmente são qualidades positivas sendo usadas de maneira errada.

Por que é que leva tanto tempo para se livrar destas coisas? Por que é tão difícil? Eu tenho tentado modismos, terapias, livros e seminários e nada me ajuda.


POR QUE É TÃO DIFÍCIL MUDAR OS MEUS DEFEITOS?

a)Porque eu tenho um RELACIONAMENTO antigo com eles em minha vida.

Eles foram minha solução, minha forma de resolver meus problemas por muito tempo.

Me escondia nos vícios, no relacionamento errado com o sexo oposto, onde tentava resolver minha necessidade de aceitação.

Você não os têm da noite para o dia. Levaram-se vários anos e por isso você também não vai perdê-los da noite para o dia. Muitos hábitos e padrões comportamentais que você tem desenvolvido em sua infância podem ser confortáveis e até autodestrutivos, mas pelo menos eles são familiares a você.

b) Porque eu me IDENTIFICO com eles.

É uma questão de identidade. Nós confundimos a nossa identidade com determinadas coisas. Não sei por que geralmente confundimos nossa identidade com os nossos defeitos. Dizemos: "Isto é apenas a maneira como eu sou."

Você é assim mesmo? Irritado, violento, falso, enganador, armado, depressivo, triste, viciado? Não, Deus não o criou para ser assim, Deus lhe criou de uma forma maravilhosa, ou seja, perfeita, incrível. Deus tem outra história para você.

Você não tem que ser daquela maneira. Você pode mudar.

Quando você diz: "Este é o jeito que eu sou", você está identificando a sua identidade com os seus defeitos.

O que acontece é que, inconscientemente, uma das razões pelas quais você não pode mudar é porque você está com medo:

"Se eu deixar de ter esse defeito, será que ainda serei eu mesmo? Isto tem sido parte de mim, sempre fui desse jeito. Se eu me livrar disso, será que ainda serei eu mesmo?"

c) Porque eles têm PONTOS positivos.

Todo defeito tem uma recompensa. Eles mascaram a minha dor, são desculpas para fracassar e podem compensar a culpa que sinto em minha vida.

Eles podem conseguir atenção para mim.

Meus defeitos permitem-me controlar outras pessoas.

d) Porque minha carne deseja sempre continuar no erro:

Sua natureza carnal está constantemente sugerindo pensamentos negativos.

Ela diz: "Isso nunca vai funcionar, você não é capaz de fazer isso. Você não pode mudar."

A Bíblia diz que sua carne é fraca, portanto não espere mudanças vindas dela.

O ponto chave é: DEUS PRECISA DE VOCÊ PARA RECUPERAR VOCÊ.



COMO COOPERAR COM DEUS NESTE PROCESSO?

Romanos 12:2 "....deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês."

Transformação, mudança da mente. Seus pensamentos são seu piloto automático na vida. Se você deseja mudar sua vida, precisa mudar a maneira como você pensa. A Bíblia diz que seus pensamentos determinam seus sentimentos e os seus sentimentos determinam as suas ações.

De que maneira POSSO COOPERAR com Deus no meu processo de trasnformação?

Coisas que você nunca pensou que seria capaz de mudar, mas que mudarão. Seis maneiras de concentrar-se vitoriosamente, de tal maneira que você seja capaz de mudar seus hábitos, mágoas do passado e vícios que você nunca pensou que fossem possíveis de mudar.

EU VOU VIVER UM DIA DE CADA VEZ

Mt. 6:11 “Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia”

"Dá-nos hoje o pão do mês." Não é isto que diz! Aqui diz: "Dá-nos cada dia o nosso pão." Por que? Porque Deus quer dar a você força suficiente para mudar um dia, não uma semana, um mês, o resto de sua vida ou a eternidade.

Ele quer trabalhar em você um dia de cada vez de tal maneira que creias nela. É como o velho ditado africano: "Como é que você come um elefante? Uma mordida de cada vez."

A vida medida em quilômetros é dura, mas medida em centímetros é mais fácil.

Mt. 6:34. Disse Jesus: "Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal." - Não se preocupe com o amanhã. Preocupe-se com o hoje.

Roma não foi construída em um dia. Caráter não é construído em um dia. Defeitos de caráter não são removidos em um dia.

As coisas maiores da vida não têm preparo instantâneo como um Miojo. Nós queremos tudo instantâneo.

Não dá para você dormir como Carlito Paes e acordar como um Rick Warren da vida!

Muita calma nesta hora! “O Elevador para o sucesso está quebrado! Você precisará subir um degrau de cada vez.” – Joe Girard

Alguns de vocês estão ouvindo esta série de mensagens sobre Recuperação e pensam: "Isto é muito bom. Tenho 30 coisas que eu gostaria de mudar." Não faça isso. Você vai ficar sobrecarregado. Você ficará desencorajado e acabará não mudando nada. Você precisa ser específico.

Eu ouvi pessoas dizendo há 15 dias atrás: “Eu preciso carregar 5 placas daquelas”. Não faça isto. Foque, concentre-se em uma de cada vez.


EU VOU FOCAR NO PODER DE DEUS, NÃO NA MINHA FORÇA DE VONTADE

Jr. 14:22 “Podem os céus por si mesmos produzir chuvas copiosas? É claro que não; da mesma forma, você é incapaz de fazer o que é certo."

Você já sabe que força de vontade não é suficiente. Se força de vontade funcionasse, você já teria mudado.

Você não mudará porque não tem o poder para fazer isso.

Deus diz: "Pode esquecer. Você nunca mudará através de sua própria força de vontade. Mas aqui está uma boa notícia: "Porque eu posso fazer todas as coisas que Deus me pede com a ajuda de Cristo, que me dá a força e o poder." Fp. 4:13

EU VOU ME CONCENTRAR NO QUE PRECISO E NÃO NO QUE SINTO

Fp. 4:8 - "Firmem seus pensamentos naquilo que é verdadeiro, bom e direito. Pensem nas coisas pelas quais vocês possam louvar a Deus e alegrar-se com elas." Concentre-se em coisas boas, não em coisas ruins.

No que você se concentra, é para lá que você se move.

Você não resiste a tentação. Nenhuma vez na Bíblia Deus manda você resistir a tentação. Nem uma vez sequer.

Ele diz para resistir ao tentador, resistir ao Diabo, mas não a tentação. Por quê? Porque quando você resiste, aquilo persiste. Quanto mais forte você empurra ("Eu não farei isto"), mais forte isso empurra de volta.

Em sua mente você tem duas balanças. De um lado todos os pensamentos negativos que o diabo diz a você e do outro lado, os negativos que o diabo sopra em seus ouvidos. Não ouça!

Se você deu o passo 3, conscientemente escolhe comprometer toda a sua vida e vontade aos cuidados e controle de Cristo.

EU VOU ME CONCENTRAR EM FAZER COISAS BOAS, NÃO EM ME SENTIR BEM

Gl. 5:16 - "Quero dizer a vocês o seguinte: Deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana."

Se faz a coisa certa, seus sentimentos eventualmente alcançarão você. Se você espera até que sinta que deva mudar, nunca mudará. O Diabo se encarregará de fazer com que você nunca se sinta desta maneira. É mais fácil agir a despeito de sentimento do que sentir que deve agir.

EU VOU FICAR PERTO DE PESSOAS QUE ME AJUDAM, E LONGE DAS QUE ME ATRAPALHAM

Pv. 27:17 - Observe este verso: "As pessoas aprendem umas com as outras, assim como o ferro afia o próprio ferro."

Que tipo certo de pessoas ajudará você?

O tipo errado de pessoas vai prejudicá-lo, impedir a sua recuperação.

A Bíblia diz: "As más companhias corrompem os bons costumes."

Em outras palavras: SE VOCÊ NÃO QUER SER PICADO, FIQUE LONGE DAS ABELHAS -

Se você sabe quais são os tipos de pessoas que o tentam, fique longe delas.

Se você está lutando contra o alcoolismo, você não diz: "Eu acho que vou até o bar da esquina para comer alguns amendoins." Péssima idéia. Se você está lutando contra pornografia, não entre em determinadas lojas. Você não fica perto das coisas que estão arruinando a sua vida.

Você precisa estar envolvido em um relacionamento.

EU VOU ME CONCENTRAR NO PROGRESSO, NÃO NA PERFEIÇÃO

Fp. 1:6 - "Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus."

Alguns de vocês que têm ouvido esta série de mensagens, estão dizendo: "Eu ainda não vejo muitas mudanças; tenho estado participando do Programa Celebrando a Recuperação por alguns meses e ainda não vejo em mim muitas mudanças."

Não se preocupe com isso. Trata-se de um processo. É uma decisão seguida de um processo. E Deus que começa Seu trabalho em você, o concluirá.

Deus não faz obra pela metade! Veja este vídeo e descubra se você não quer fazer o mesmo!


Concluindo... Somente Deus pode curar e restaurar completamente a sua vida!

O Filho do homem veio para salvar o que se havia perdido. Mt 18.11

Na medida em que conhecemos Cristo, gradualmente começamos a reconhecer as áreas que Ele deseja transformar em nós e podemos até reconhecer se estas áreas são o resultado de hereditariedade, criação ou escolhas.

Continue conosco no caminho da recuperação. Semana que vem daremos o 6º. Passo em direção à vitória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário