terça-feira, 2 de junho de 2009

Brincadeira na Infância - por Patricia Nunes Peixoto Baniski


Muitas vezes os adultos não vêem nas brincadeiras das crianças algo produtivo ou indispensável para o seu desenvolvimento. Brincar para eles seria apenas um passa tempo. Errado.

O brincar oportuniza à criança na realização de diversas experiências, preparando-as para atingir novas etapas do seu desenvolvimento, aprendem o seu mundo, aprendem através da brincadeira aquilo que ninguém pode ensina-las, que é a compreensão do mundo real.

A brincadeira ou o jogo na infância, permite assimilação da realidade humana que a criança até então só vivia no imaginário. Através do brincar a criança aprende a se relacionar com as outras crianças, proporcionando assim condições ideais para se tornar um adulto saudável, equilibrado, muito feliz e favorecendo um aprendizado adequado.

Hoje em dia, há uma grande alienação no que diz respeito ao uso de jogos eletrônicos, computadores e outros. As brincadeiras mais antigas como: amarelinha, cabra-cega e outras deixaram de fazer parte na hora do brincar de nossas crianças, tornando-as assim, muitas vezes, crianças sem criatividade e principalmente não colaborando para o brincar lúdico (usando a imaginação).

A criança necessita ter contato com a natureza, terra, água. Gastando energia com essas atividades ela sentirá mais fome e sono o que contribuirá para o seu crescimento e bom desenvolvimento intelectual.

Patrícia Nunes Peixoto Baniski

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