segunda-feira, 1 de junho de 2009

“Semeia, semeia agora, semeia sempre!” por Rev. Mauricio Baniski



Todos nós nascemos com a capacidade de sonhar. De projetar o futuro, de mudar a história. Nossos sonhos são sementes lançadas no solo do nosso coração, no solo do coração da humanidade. No entanto, algumas barreiras como: a) as dificuldades que temos em sobreviver no presente; b) O regime imediatista que impera em nossa sociedade, onde tudo é para agora; c) E, a falta de interesse no desenvolvimento (intelectual, emocional, espiritual e social) e na participação do cidadão na construção do futuro, estão tornando os sonhos um desafio para poucos corajosos.
Vivemos num tempo em que a semeadura é cada vez mais escassa. E, isto porque, os sonhos estão se acabando, os projetos de vida, as utopias estão todas se esvaindo e sentimos, percebemos isso. Estamos num ano de decisões políticas importantes, mas sentimos a ausência de sonhos que nos façam crescer, de utopias que nos mobilizem, de projetos que nos façam tremer e pensar, e discutir o futuro do nosso povo, de nossa gente.
Hoje, quando começamos a conversar sobre questões do presente, do futuro, da vida, imediatamente vem à tona aquele discurso: “mas e o governo... mas e os políticos...” Eu pergunto a todos nós: eu e você estamos participando da vida da nossa comunidade, temos ligação com algum grupo ou ordem, com algum projeto, com alguma ação comunitária? Onde possamos ouvir, falar, discutir idéias, participar dificuldades e buscar soluções, temos?
Há uma canção do Gilberto Gil, cujo nome é “Amarra o teu arado a uma estrela”, que diz o seguinte: Se os frutos produzidos pela terra ainda não são tão doces e polpudos quanto as pêras da tua ilusão, amarra o teu arado a uma estrela e os tempos darão safras e safras de sonhos, quilos e quilos de amor... Amarra o teu arado a uma estrela, sonha!... Se os campos cultivados neste mundo são duros demais, e os solos assolados pela guerra não produzem a paz, amarra o teu arado a uma estrela, semeia.
Na Palavra de Deus (Bíblia, Salmos 126.5,6) encontramos esta verdade: “Os que com lágrimas semeiam com jubilo ceifarão. Quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes”. Por isso, sonhe e saia em busca dos seus objetivos, não desista. Acredite em você, acredite na vida, confie em Deus. Creia que sua vida, sua família, sua cidade, seu país, o mundo, pode ser melhor, Rev. Marther Lutter King dizia:“se não der para correr ande, se não der para andar rasteje, mas não pare nunca”. Em novos tempos que estão por vir, cabe a cada um de nós única e tão somente semear, espalhar os nossos sonhos, porque a palavra frutifica, porque a palavra explode. Antes de querermos colher os frutos vamos plantar a semente. Os frutos surgirão com naturalidade. Eles aparecerão. Por isso, semeia com fé, a todos que encontrar, semeia agora com todas as tuas palavras, semeia sempre os teus sonhos e, eles serão o teu futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário