segunda-feira, 20 de julho de 2009

12 PASSOS PARA VENCER O PECADO – II Parte


QUINTO PASSO: Admitimos perante Deus, perante nós mesmos e perante a Igreja, a natureza exata de nossas falhas.

SEXTO PASSO: Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus remove todos esses defeitos de caráter.

SÉTIMO PASSO: Humildemente rogamos a Ele que nos livre de nossas imperfeições.

OITAVO PASSO: Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estamos errados, admitimos e convertamos a rota.

Texto Bíblico: João 3.1-10

INTRODUÇÃO

Só há um modo de ser livre do PODER do pecado

CRENDO NA LUZ

“O povo que jazia nas trevas viu grande luz, e aos que vivam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz.” Mateus 3.16

“E assim, se alguém está em Cristo é uma nova criatura: as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” II Cor. 5.17

Só há um modo de ser livre da INFLUÊNCIA do pecado

SE APROXIMANDO DA LUZ

“De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário, terá a luz da vida.” João 8.12
o “Pois outrora éreis trevas, porém agora sois luz no Senhor, andai como filhos da luz.” Efésios 5.8

Só há um modo de ser livre da PRESENÇA do pecado

NA VOLTA DE JESUS OU NA MORTE TERRENA

Por isso: “Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões.” Rom. 6.11,12

“Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Assim como oferecestes os vossos membros para escravidão da impureza, e da maldade para a maldade, assim oferecei agora os vossos membros para servirem a justiça para a santificação.” Rom. 6.19

Nosso espírito é redimido no ato da entrega da nossa vida ao senhorio de Cristo;

Nossa alma (sentimentos, emoções e pensamentos) vão sendo trabalhados ao longo da nossa caminhada, durante toda a nossa vida;

Nossa carne nunca se converte (por isso que a Bíblia diz que nosso corpo será transformado na ressurreição da carne).

• História da serpente entre os livros:

Certo dia um senhor na Índia foi para sua biblioteca, e tirou um livro da estante. Ao fazer isso sentiu uma pequenina dor no dedo, como uma picada de alfinete. Julgou que um alfinete fora espetado por alguma pessoa descuidada na capa do livro. Mas logo seu dedo começou a inchar, em seguida o braço, e então o corpo todo; e em poucos dias morreu. Não era um alfinete que estava entre os livros, mas uma serpente pequena e venenosa.

Assim é o pecado na vida humana. Um pequena picada, muitas vezes, não notamos que vai tomando conta até levar a morte à morte.

“Eu nasci em pecado” – Eu nasci picado por esta serpente e preciso de cura.

Todos nós fomos picados – todos somos pecadores – todos precisamos de cura – não de paliativo – mas de um poderoso antídoto capaz de nos livrar do poder, da influência e da presença do veneno mortal.

Nós aprendemos a linguagem da Igreja. Talvez nascemos na Igreja, aprendendo os princípios da Igreja, mas temos realmente a certeza que somos salvos? Aprendemos a linguagem, mas qual o significado?

Ter uma religião não nos garante uma vida eterna.

Abra sua Bíblia em: João 3.1-10

Nicodemos era um grande religioso, fariseu. Um dos mais importantes do seu tempo.

Segundo a tradição judaica, quem cumpria era aceitável no reino de Deus. Mas alguma coisa inquietava o coração de Nicodemos.

Foi a Jesus à noite – era uma pessoa importante, respeitada e pra ninguém ver ele procurando Jesus. Esperou a noite chegar.

Jesus não se encanta com a maneira que Nicodemos o trata, como se fossem iguais. Ele se achava importante. Jesus sabia que ele está inquieto.

Tenho feito tanta coisa. Sou completo, mas não sei se realmente to no reino.

Será que eu faço parte do reino de Deus

Entramos no reino quando nos submetemos ao senhorio de Jesus. CREIO E ME SUBMETO a Jesus.

Buscai em primeiro lugar o reino de Deus... Mateus 6.33

O que coloca você no reino é você nascer de novo. Fazer morrer a sua natureza terrena onde você é o centro e deixar nascer a natureza divina onde Cristo é o centro. Tudo é dEle, por Ele e, para Ele.

NASCER DE NOVO É O ÚNICO MEIO DE ENTRAR EM UMA VIDA
COM SIGNIFICADO APESAR DE QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA DA VIDA

I – O QUE É NASCER DE NOVO? João 3.1-3

É despir-se de uma auto justiça para revestir-se da graça.

É entrar em um relacionamento com Deus baseado em graça e não em obras - Efésios 2.5,8.

É viver um estilo de vida de obediência a Deus que resulta em um estilo de vida que reflete este Deus – amor, bondade, acolhimento, não julgamento dos outros, etc - João 10.10.

É sair do um estado de morte e ir para um relacionamento de vida com Deus - Efésios 2.1-5.

É estar salvo... “hoje estarás comigo no paraíso” Lucas 23.43.

Nascer de novo – é iniciar o relacionamento com Deus baseado em graça e em fé e não em merecimento.

Aquele que esta em Cristo é uma nova criatura.

II – POR QUE NASCER DE NOVO? João 3.7-13

Efésios 2. Porque sem Cristo estamos mortos

Ele era íntegro, mas precisava nascer de novo. Mesmo fazendo coisas boas, nossa natureza é pecadora.

Como posso nascer de novo (v.9) – a ficha parece que tava caindo; figura de linguagem. “ depois de tanto tempo andando como estou andando, achando que o que eu faço me torna salvo.” É difícil admitir que tudo o que fiz até agora não vale nada para contabilizar pra minha salvação.

É preciso crer. É Jesus apenas. Não é Jesus e a Igreja, Jesus e o batismo. É Jesus apenas!!! E as pessoas dizem, mas é só isso?

Jesus pagou o preço.

Porque religiosidade não nos leva a Deus.

Porque religiosidade ou vida aparente não nos purifica de nossos pecados.

Porque se não nascermos de novo não iremos para o céu depois da morte - João 3.13.

O que limpa sua ficha diante de Deus é crer no que Jesus fez.

“Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo” – João 3.7

III – COMO NASCER DE NOVO? João 3.7-21

Somente nascemos de novo ou começamos um relacionamento real com Deus quando, a partir de uma entrega da nossa vida a Jesus Cristo, nos despimos de quem nós somos para sermos como Deus quer.

É preciso entender que nascer de novo é uma obra primariamente causada por Deus - João 3.5-7; Ezequiel 36.25-27.

É preciso uma admissão de pecado – Números 21.4-9.

É preciso crer na pessoa e obra de Cristo – João 3.16.

A entrada no reino revela uma vida de obediência – João 3.20,21;3.36; I Coríntios 5.17.

Para refletir...

1. Será que já nasci de novo?

2. Será que já entendi que nascer de novo implica viver uma vida que reflete Jesus no meu dia a dia, seja em casa, quando estou só, no mercado de trabalho, nos meus relacionamentos, etc.?

3. Já tenho certeza da minha salvação?

4. Será que é só isso? É só isso. Precisa entender que é pecador e clamar o perdão

5. Se você já nasceu de novo, as está em pecado, distante de Deus, hoje é o dia de voltar.

6. Se você já nasceu de novo, e agora a vida tanto faz obedecer ou não. Você precisa voltar, hoje é o dia. Uma evidência que nascemos de novo é a permanência no andar com Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário