segunda-feira, 27 de julho de 2009

12 PASSOS PARA VENCER O PECADO - Terceira e última parte


PARA VENCER O PECADO - Tem que ter Amor

Mt 22:36-40
Mateus 10:38-39

38 E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.
39 Quem achar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á.

Há dois tipos de pecados, principalmente:

• Pecados de omissão: “quando deixamos de fazer aquilo que deveríamos fazer”.
• Pecados de Comissão: “quando fazemos o que não deveríamos fazer”

COMO O PECADO ENTROU NO MUNDO: Gen. 3: 1-13

1. Vontade da carne: “... No dia que dela comerdes...” V5. Na da há de errado em alimentar-se. Alimentar-se é uma necessidade física e legitima, Deus criou o alimento para que pudéssemos satisfaz essa necessidade. No entanto, Deus disse para não comer. A vontade da carne tem como objetivo nos afastar da vontade de Deus.(O diabo disse : Jesus transforme as pedras em pães – nem só de pães viverá o homem)

2. Vontade dos Olhos: “... se vos abrirão os olhos...” V5. O diabo estava dizendo: “Não liguem para o Deus diz, façam as coisas conforme os seus próprios olhos; Decidam vocês mesmos; Sejam autônomos”. A vontade dos olhos tem objetivo de nos afastar da palavra de Deus.(o diabo disse : Jesus atire-te do pináculo do templo abaixo – não tentará o Senhor teu Deus)

3. Soberba da vida: “... como Deus sereis...” V5. A promessa de que eles teriam poder para dominar. A soberba da vida tem como objetivo desviar o homem da adoração a Deus.(o diabo disse : Jesus tudo isso te darei se prostrado me adorares – Ao Senhor teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto)

• Ilustração: conta-se que um Beduíno (Árabe nômade do deserto) viajava pelo deserto, e é sabido que no deserto faz muito calor durante o dia e a noite frio excessivo. Ao término de sua jornada diária, resolveu descansar. Armou a sua tenda e amarrou o seu camelo fora da tenda. Cansado da viagem logo foi deitar. Acordou nas primeiras horas da noite e percebeu que o camelo estava com a cabeça dentro da tenda. Disse: “é meu companheiro de viajem, não faz mal ele aquecer ao menos a cabeça”. Algumas horas depois percebeu que o camelo estava com todo o corpo dentro da tenda. Disse: “Ele também tem o direito de proteger o seu corpo”.Na madrugada, acordou com muito frio e percebeu que o camelo estava levando a barraca nas costas, ele totalmente desprotegido. Assim é o pecado, quando menos o percebemos assumiu o controle de nossas vidas. Por isto, a necessidade de trata-lo.

• Jo 1:9-10 – “se confessarmos os nosso pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não temos pecados, fazemo-lo mentiroso e a sua verdade não está em nós”.

Deus fala de um posicionamento, de uma escolha do povo de Deus – Esta é mensagem para o povo de Deus, pois os que não conhecem a Palavra vivem na ignorância. Contudo muitos, que são cristãos, querem caminhar com Jesus sem abrir mão daquilo que agrada ao mundo. Se queremos agradar a Deus, temos de colocá-lo acima de tudo e de todos.

O MALIGNO QUER O LUGAR DE DEUS EM NOSSAS VIDAS.
Precisamos entender um princípio espiritual que está nele. - O diabo quer o lugar de Deus.

Como isto, acontece: Apesar de alguns loucos assumirem a adoração a satanás, o que não é muito comum, A estratégia mais comum é o engano a e subtilidade.

Tudo não passa de engano. Satanás usa tudo para roubar os louvores de Deus, usa o santo misturado ao profano para tirar a Glória que devido a Deus.

- Cuidado com os pontos de contato satânico dentro de nosso lar.
- A verdade é Jesus: (J.o 14-16) “Eu sou o caminho a verdade, e a vida, ninguém vai a o pai se não por mim”

TEM CRENTE DENTRO DO MUNDO E TEM MUNDO DENTRO DO CRENTE.

O QUE NOS FAZEM PECAR

O EU
Gálatas 2:20

A FALTA DE AMOR
Mateus 22:36-40

A FALTA DE SANTIDADE
1 Pedro 1:15-16

Nós cantamos atrai nosso coração, mas não queremos largar as coisas do mundo.
Vivermos uma vida segunda à vontade de Deus, como pai, mãe, esposa, esposo, filho, filhas, lideres e principalmente com Filhos de Deus, o eu dirige nossa vida:
Eu sou assim...
Eu não mudo mesmo....
Você me conheceu assim...

Não vivemos para termos harmonia em nossa vida, na nossa casa e na vida nosso irmão. Falta por Deus, por nós e pelo nosso próximo.

Temos que buscarmos uma vida de santidade, de intimidade com Deus e para isso é preciso deixar o EU de lado, amar a Deus o nosso próximo e a nós mesmo, assim vamos conseguir vencer os pecados que bate diariamente em nossas portas.

- Dizer que é evangélico é fácil , difícil é fazer a vontade do pai – Jesus disse : que o filho faz a vontade do pai.
- Se há muitos do mundo que imitam os cristão, há cristão que imita o mundo.

Imitam o mundo na “Sensualidade”. No mundo tudo gira em torno da sensualidade, si alguém quer vender “shampoo” , coloca uma mulher seminua para fazer propaganda.

- Alguns cristão não separa o vestir bem, com a sensualidade.
- GL 5,19 “As obras da carne são conhecidas e são prostituição, impureza, lascívia”. Sinônimo para lascívia e sensualidade.

- Desculpa dos Cristãos: “Não importa a roupa que visto; Deus vê o coração: Ora, se exterior não esta santificado, quando mais o coração.

Misturar o santo com o profano, essa tem sido a estratégia do maligno.

DEUS QUER QUE SEJAMOS A SUA BOCA

Deus quer que sejamos a sua voz na terra.

1 Pd. 2:9 “Nação santa... afim de proclamar as virtudes de Deus.

Deus nos concede muitas bênçãos. Mas saiba que existem dois tipos de Benção:
1- Bênçãos incondicionais, aquelas que dependem unicamente de Deus – Ef. 1:3-13;
2- Bênçãos condicionais, aquelas que são alcançadas quando cumprimos nossa parte no pacto.

O Diabo tem conseguido o seu propósito através de fofoca, inveja, contenda, ciúmes e o desejo mórbido de comentar a vida do outro.

O QUE DEVEMOS PRATICAR

I – UMA COISA EU SEI (Jo.9:25)
O homem curado da cegueira por Jesus sabia quem dera e da onde tinha vindo à resposta para a sua necessidade. Não sabia teologia, nem filosofia; mas sabia quem tinha sido tirado das trevas para a luz.

Esta é a coisa mais fundamental para alguém saber: que foi salvo das trevas para a luz, através do sacrifício de Cristo na cruz.

- É essencial saber o destino da alma.

II – UMA COISA FAÇO (FL.3:13-14)

Quem quer mudar algo em si mesmo, quem quer dar significado à sua existência toma uma atitude. A vida é uma corrida; quem não se movimenta não alcança alvos; quem se abate se cansa, desiste, não chegando ao seu objetivo.
Após saber o Evangelho, devemos praticar o Evangelho.

- Saber e fazer Conhecer e praticar

III – UMA COISA BUSCAREI (Sl.27:4)

Uma busca em três etapas.

a) Morar – buscar por um abrigo eterno.
b) Contemplar – experimentar a graça e a plenitude do Senhor.
c) Meditar – busca pelo conhecimento de Deus e de Sua Palavra.

CONCLUSÃO: A sabedoria consiste em aplicar, de forma prática.
Você sabe quanto pesa um copo de água,(isso depende de quanto tempo você segura). Assim é o pecado em nossas vidas, quanto mais demorarmos para confessar a Deus, mais ele vai pesar como lemos no salmos 32 :
1 Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto.
2 Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui a iniqüidade, e em cujo espírito não há dolo.
3 Enquanto guardei silêncio, consumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante o dia todo.
4 Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio.
5 Confessei-te o meu pecado, e a minha iniqüidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado.

UMA COISA EU SEI
UMA COISA FAÇO
UMA COISA BUSCAREI

Pratique todos os dias

MINISTRAÇÃO DO PRESBÍTERO EDSON NEI MOREIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário