segunda-feira, 13 de julho de 2009

Os Doze Passos para Vencer o Pecado - Primeira Parte - Pastor Mauricio Baniski



HOJE, estaremos CAMINHANDO pelos quatro primeiros passos

PRIMEIRO PASSO: Admitimos que, naturalmente, somos impotentes ao pecado e perdemos o domínio sobre ele em nossas vidas.

SEGUNDO PASSO: Cremos que Jesus Cristo veio até nós, para nos devolver à sanidade.

TERCEIRO PASSO: Fizemos minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.

QUARTO PASSO: Decidimos entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de Jesus Cristo.

A razão de estarmos aqui é o desejo de voltar a SER o que verdadeiramente somos. Poder ver além:

o Das escolhas erradas que fizemos ou que fizeram por nós e nós deixamos.
o Dos traumas que tivemos e que nos dão direção errada
o Das feridas que doem e contorcem a nossa imagem
o Das mascaras que com o tempo fomos colocando para nos escondermos
o Do muro de preconceitos que levantamos contra nós mesmos e contra os outros.
o Da maldade que temos praticado contra a nossa própria vida e com aqueles a quem amamos.
o Do pecado e descobrir a beleza, a leveza e a pureza da VIDA QUE DEUS TEM para cada um de nós.


• Quando nos propomos a discutir sobre o pecado, sua dimensão e conseqüências na nossa vida. Não é no sentido de irmos à escravidão da culpa, mas sermos libertos por meio da Verdade. João 8.32,36
• Quando falamos sobre nossos erros nesta noite é porque creio que podemos progredir.

1 – O que é o pecado?
• Errar o alvo; na Palavra de Deus, tem haver com...
o Ultrapassar a linha; Não atingir o padrão divino; Ofensa contra Deus; Deixar de amar o nosso semelhante e toda a criação; Deixar de respeitar a si mesmo.

• Toda vez que agredimos a vida, pela FALTA ou pelo EXCESSO, cometemos PECADO. A SANTIDADE está no equilíbrio de uma vida que escolheu Deus, como a única fonte.
o Nós somos a luz do mundo e o sal da terra. A falta de luz é ruim, excesso também. A falta de sal é ruim, excesso também.
o W. A. Tozer dizia que: O sagrado e o profano não estáo relacionados com: O QUE EU FAÇO, mas com o PORQUE e o COMO EU FAÇO. Não é o que eu estou fazendo que torna algo sagrado ou profano, mas o porque e como eu estou fazendo. Qual o sentimento que está me impulssionando a agir da maneira que tenho agido. O que está por trás dos meus atos.
o O maior alvo das criticas de Jesus não foram os “pecadores”, mas os “religiosos”. Jesus chegou a condená-los por colocarem um jugo sobre as pessoas e nem com um dedo ajudá-los a caminhar.
o A religião está aqui para condenar os que não se enquadram na lei. O Reino de Deus está aqui para conduzir as pessoas à Jesus.
 O evangelho da graça não espera mais do que cada um pode fazer.
 O evangelho da graça entende que pecados, erros, falhas, acontecem em todo processo de maturidade.
 O evangelho da graça não tribudia as pessoas que fracassaram. Mas se entristesse, chora junto. Busca um recomeço.
 O evangelho da graça permite as pessoas viverem sem sentimento de culpa.
 O evangelho da graça dá, sempre, a oportunidade de recomeçar.
o Jesus é a possibilidade de ser livre e não uma nova maneira de jugo.
 Mateus 11.28-30 – é um convite – vem se quiser, viver uma vida nova de alívio e descanso – aprendam de mim.
 João 8.32 – “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. (v.36) “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.”
 João 14.6 – “Disse Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida”.
• Pecado é o avesso da fé.
o O pecado é um desagrado a Deus. Em hebreus 11.6: “sem fé é impossível agradar a Deus”.
o É a desobediência por não ter sido dado credito à Palavra de Deus. “Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. Gn 2.17

2 – Qual são as conseqüências do Pecado?
• A primeiras marcas que marcaram para sempre - Gen. 3.
o Fuga; perda da inocência (amar pelo que é); culpa (e a busca por culpados, a gente sempre faz isso – religiosos levam a prostituta para Jesus com pedras nas mãos, quem não tem pecado?); ausência de amor, Sofrimentos; escravidão; maldição sobre a terra; cansaço; espinhos; expulsos do paraíso (nos leva a terra da insegurança, do medo, de um abismo que chama outro), a morte.
• Faz separação entre os homens e seu Deus:
o “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar, nem surdo o seu ouvido, para não pode ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.” Is. 59.2

O PREÇO DO PECADO É A MORTE “... o salário do pecado é a morte...”
O PRESENTE GRATUITO DE DEUS É A VIDA.
“... Mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna”. Rm. 6.23


“Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça.” I João 1.7-9


• "Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Rm 3:23) e,
• "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram" (Rm 5:12).
• Como no caso de pessoas com problemas com álcool e outras drogas a nossa maior dificuldade é admitirmos que precisamos de ajuda.
o A grande luta do homem continua sendo a dificuldade e perceber que temos uma inclinação natural ao erro e, somente, com a ajuda de Deus e das pessoas que ele coloca em nossa vida poderemos desenvolver a santidade.
o Vemos isso na vida de Davi. Até que cai em si. Salmo 51. “eu nasci em pecado e em pecado me concebeu a minha mãe, Compadece-te de mim; lava-me; apaga, purifica-me, cria em mim um coração puro, restitui-me”. No Salmo 32, “enquanto eu calei os meus pecados. Envelheceram os meus ossos...”
o Parte da negação de Deus na vida humana se dá pelo desejo de independência que temos. A história está ai para provar. O homem, na maioria das vezes de maneira inconseqüente, continua buscando a auto-suficiência e, por isso, construído um mundo pior. É a teria do FIM EM SI MESMO.
• Admitir que temos dificuldades com o pecado e que precisamos de ajuda é o primeiro passo para o vencermos:

• Precisamos andar na luz.
 “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz...”
 Salmo 119.105
 Jesus disse no evangelhos: “Eu sou a luz do mundo e quem me segue não andará em trevas...”

• Precisamos ter comunhão uns com os outros
 “Se, porém, andarmos na luz... mantemos comunhão uns com os outros,
 Confessar nossos erros uns aos outros quando vermos dificuldade em nos livrarmos dele.

• Precisamos crer em Jesus
 “...o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado...”
 “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” João 1.29
 João 8.24: “Por isso, eu vos disse que morrereis nos vossos pecados, porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados.”
 EU SOU – Jeová, Javé, Iavé – A maneira que Deus se revelou ao seu povo. É o Tetragrama sagrado (tetra-quatro, grama-letra, gráfico) quatro letras sagradas. Escrito de trás pra frente, os judeus naum pronunciavam esse nome, e quando o escreviam depois a pena era queimada. Tamanha sacralidade que davam a esse nome. Jesus está dizendo pra os judeus que era o EU SOU. Isso, para eles, era uma ofensa. Mas, Jesus, estava verdadeiramente revelando quem Ele era. Deus Conosco (Emanuel), o Cordeiro de Deusa, aquele que tira o pecado do mundo.
 SE NÃO CRERDES QUE “EU SOU” (JEOVÁ), NÃO É QUEM EU SOU.
• É preciso crer nele. Não como profeta, como um sábio, como um grande homem, Ele é Deus.

• Precisamos reconhecer que somos pecadores
 “Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmo nos enganamos, e a verdade não está em nós.”
 Jesus é a verdade. Ele estar em nós é encarnar a sua vida na nossa vida.
 Disse o salmista “Olharam para Ele e foram iluminados”. Quando olhamos para Jesus. Não podemos mais ser os mesmos.

• Precisamos Confessar a Ele os nossos pecados
 “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça.”
 Salmo 32
 I Cor. 11.28 “Examine-se, pois, o homem a si mesmo...”

DEUS TE ABENÇOE E PROCURE VIVER UMA VIDA DE SANTIDADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário