quarta-feira, 15 de julho de 2009

O amanhã será Eterno


(O texto abaixo é uma ótima leitura fala de um sofrimento incomparável e de como um esposo e pai sobrevive a perca de sua esposa e seus dois filhos. foi usado na ministração de hoje - quarta-feira - que teve como tema: Porque pessoas boas sofrem? o texto bíblico base da pregação foi Mateus 26.42,44; 27.46)

"Foi nesse degrau de dúvidas e de incertezas que me encontrei ao vivenciar minha tragédia.

As dúvidas nasciam da própria dor. Da angustia, da depressão, da insônia, da saudade, da decepção, do abatimento, da ruína, do fracasso, da destruição, da vontade de morrer, da sede da verdade...

Não duvidei da existência de Deus, mas duvidei que estivesse ao meu lado, cuidando de mim.

Diante do que julguei ser Seu silêncio, eu me senti paralisado, sem uma fonte de energia capaz de me colocar outra vez em movimento.

Por não compreender a razão da existência, a alma em profunda crise, achei que tinha sido abandonado por Ele.

Mas foi justamente quando a solidão chegou ao seu limite máximo que pude perceber a verdade. Ele jamais se afastou de mim, nem desistiu de mim. Sem a sua presença e cuidado, eu teria sucumbido...

Ele me conduziu à luz por caminhos que eu desconhecia. Apesar de Sua não interferência, continuou ouvindo as minhas súplicas. Dava tênues sinais, até que eu pudesse captá-los.

Justamente quando tudo parecia acabado e sem sentido, ele se apresentou literalmente. Mostrou-me que jamais pode se afastar porque está dentro de nós.

Essa é a grande e inesgotável força vital que nos move.

Em meus questionamentos, não recebi respostas, apenas confirmações; não ouvi palavras, apenas certezas; não vi a Sua presença, apenas a convicção de que simplesmente estava ali.

Mesmo sem ter conclusões como respostas às minhas grandes perguntas, fui invadido pela paz, a maior e a mais importante expressão de seu cuidado terno e soberano.

Hoje, posso dizer com tranqüilidade que sou um homem feliz. Convicto de que Deus mantém minha família em seus braços de Pai e de que desse lugar, absolutamente seguro, meus grandes amores jamais sairão.

Apesar de tudo, posso continuar sorrindo, porque não há sepultura capaz de manter enterradas as lembranças e os sentimentos. Não existe um túmulo capaz de encarcerar a existência que pulsa além do tempo.

Apesar de tudo, posso andar pelas ruas, passear pelos parques e jardins, revisitando lugares aonde estivemos todos juntos, sentindo a presença viva deles em cada espaço. Porque ali sempre residirá algo de cada um deles.

Apesar de tudo, não existem mágoas em meu coração, porque a história de amor que vivemos supera a dimensão de tempo e de espaço. É muito maior do que a perda, e muito mais vasta que a tragédia.

Apesar de tudo, a saudade me revigora e prepara. Sei que haverá um reencontro.

Apesar de tudo, as lágrimas que ainda derramo lavam os meus olhos, para que veja cada vez mais claramente o que tem diante de si e vislumbrem um futuro, ali adiante.

Se tivesse que passar por tudo de novo, não afastaria de mim esse cálice de dor, porque o que vivemos juntos supera qualquer sofrimento da vida.

Quando a tempestade encobre o céu, deixamos de ver as estrelas, mas elas continuam lá, resplandecentes, acima da densa camada de nuvens.

Mesmo que decretemos o fim da esperança e do amor, eles se impõe, simplesmente porque existem. E nos tocam.

Vivenciar o caos é uma fatalidade. Optar por sua perpetuação, uma loucura.

Tenho certeza, hoje, de que a vida tem um propósito, e de que temos todo o apoio, dentro de nós mesmos, para superar toda e qualquer diversidade.

Por mais rigoroso que seja o inverno, não será capaz de impedir a chegada da primavera.

Ela é uma expressão perfeita da existência de Deus, o Pai que vive o Passado e o futuro como se fosses o eterno presente e que compreende os mais sutis anseios que escondemos em nosso interior; que mata a morte com a vida; liberta-nos da escassez de esperança e da falta de vontade de viver.

Ele nos convence a prosseguir, de todas as maneiras, mesmo que para isso tenhamos que reaprender a andar, como uma criança que ensaia os primeiros passos.

Ele tem o poder de ressuscitar os corações que decidiram parar por conta própria, em um determinado estágio de sua passagem pela Terra. Como fez comigo.

Eu ainda sinto a dor da separação e o peso da saudade, mas estou repleto de esperanças.

De que a existência não se resume aos dias vividos nesta terra.

De que as histórias de amor sempre prosseguem, em sua universalidade.

De que reencontrarei meus queridos tal como eram e de que eles me reconhecerão da forma que sou.

De que virão correndo em minha direção, como eu na deles, para que possa abraçá-los e beijá-los, certo de que retribuirão com o mesmo carinho.

De que olharei em seus olhos com a mesma ternura de sempre.

De que jamais duvidarão do meu carinho por eles.

De que, vislumbrando-os assim, falarei o quanto sou por eles apaixonado e eles, por sua vez, de seu amor por mim que, tenho certeza, nunca morrer e jamais deixou de suspirar...

De que, se o passado foi maravilhoso, o melhor da existência está no que ela nos reserva, adiante. Caso acreditemos realmente nessa dádiva.

Por isso agora, no presente, sei que o amanhã será eterno, como a nossa própria essência, divina por sua própria natureza.

O amanhã será eterno porque nele viveremos e continuidade da existência que hoje, por variadas situações, é traumaticamente interrompida.

O amanhã será eterno porque no porvir a pulsação da vida decorrerá de uma existência que não estará sujeita à morte, à dor e ao choro, porque estás meras coisas passarão.

O amanhã será eterno porque sob o nascer de um novo sol, ao cântico de cada passaro nos céus e ao som da melodia de todas as árvores do campo, despertados do sono da longa e extensa madrugada, reencontraremos com abraçamos e com alegria indizível aqueles que um dia se foram e que em momento algum deixamos de amar."

Texto extraído do livro: "O Amanhã será Eterno" - 139-142 - Salin Cury - Um ótimo livro pra você ler e refletir.

Um comentário:

  1. Fico imaginando a dor que esse homem passou... dói em mim só de pensar!
    Como é maravilhoso ver o poder de Deus na vida deste homem, que conseguiu ressuscitar após uma dolorosa tragédia.
    Recomendo a leitura dessa msg... é um pouco extensa, mas vale a pena!

    ResponderExcluir