sexta-feira, 31 de julho de 2009

A arte de se relacionar bem! III PARTE


Quais são os ingredientes necessários para que tenhamos a capacidade de manter relacionamentos sadios, seguros, plenos e centrados em Cristo?

Interessado em que tivéssemos uma boa construção social, em que desenvolvêssemos relacionamentos sólidos e duradouros, Deus criou a família. É na família que toda pessoa nasce, ou deveria nascer, é no convívio social do lar que nos deparamos com o primeiro núcleo de relacionamentos que marcarão toda a nossa existência. Como na família, na vida sempre teremos leis para respeitar, pessoas em posição de comando e responsabilidade que teremos que obedecer. Teremos que aprender a dividir deveres e privilégios, dividir sonhos, perdas e frustrações, experimentar a cada dia o desenvolvimento espiritual, emocional, físico e social de todos e nos adaptarmos a cada etapa alcançada. Teremos que aprender a conviver com o diferente e procurar a minha maneira de crescer sem diminuir o próximo, crescer junto, permitir e ajudar o crescimento do próximo.

A família é a preparação para a vida dentro da própria vida. Isto porque ela sempre existirá, dando forma não apenas aos da sua casa, mas a sociedade como um todo, todo o tempo. Com isto concluímos que o resultado catastrófico em muitas das esferas sociais, em todo o mundo, se deve, em muito, a maneira que a família está constituída. Tem haver com os tipos de valores, falta de limites, ausências de princípios, deformações como materialismo, egoísmo, secularismo, consumismo e outros “ismos”, irresponsabilidades e outras anomalias que, de maneira geral, estão muito presentes na “célula mater” da sociedade pós-moderna.

Não há como desenvolver a arte de se relacionar bem sem voltar-se para o núcleo social mais importante da nossa vida que é a nossa família. Não há como construir uma sociedade melhor sem que tenhamos famílias melhores. Às vezes, queremos ganhar o mundo, mas a nossa família esta perdida. Queremos ter relacionamentos sadios, plenos, seguros e até centrados em Cristo, mas queremos construir isto fora da família. Para uma transformação na arte de se relacionar bem, para que você se torne excelente em sua vida social, volte-se para o que é mais importante. E, o mais importante é a sua família. Quando aprendemos a nos relacionar bem com os de casa, desfrutamos de uma revolução nos relacionamentos de maneira geral.

Talvez, eu e você, não tivemos o privilégio de nascer e crescer num lar saudável. Isto não é o fim. É possível transformá-lo ainda hoje, é possível reconstruir nossa família. Pode ser demorado e árduo, mas é um trabalho que vale a pena. Há situações que não tem como voltar, pessoas que perdemos ao longo do caminho, escolhas e atitudes impensadas que feriram e magoaram, separações que acabaram sendo a saída mais sensata naquele momento, enfim... Mas, diante de tudo isto, podemos cuidar do que ainda temos, podemos ter respeito e desenvolver relacionamentos extraordinários baseados, principalmente, no caráter de Deus, que está sendo construído em nosso relacionamento com Ele.

Quer adquirir a arte de relacionar-se bem? Quer que seus filhos e esposa(o) sejam pessoas bem sucedidas nesta arte? Volte-se para o seu lar: ame, mude, transforme, invista tempo, invente, doe-se, ouça, ouça de novo e fale, abra seu coração...

Obs.: Corremos muito atrás de coisas para dar “o melhor” para a nossa família, o melhor para a sua família sempre foi, é e, sempre será, VOCÊ!

Um bom restante de dia pra você!

Pastor Mauricio Baniski

Nenhum comentário:

Postar um comentário