terça-feira, 21 de julho de 2009

O HÁBITO DO “NÃO” NECESSÁRIO


Quantos “NÃO” nós temos a capacidade de dizer neste dia? “NÃO POSSO”; “NÃO VOU FAZER”, “NÃO INSISTA”, “NÃO TENHO TEMPO”; “NÃO ME ATRAPALHE”... Infelizmente, bem poucos. Com medo de passar uma imagem de chato ou negativo, de não agradar as pessoas que gostamos ou, até as que não gostamos, de barrarmos o pensamento ou a atitude alheia, vamos dizendo “SIM” o tempo todo. Dizemos “SIM” para o que não gostamos, o que não queremos, o que não estava em nosso plano, para aquilo que não podemos fazer, ter ou ser. Dizemos “SIM” até mesmo quando sabemos que algo vai nos trazer prejuízo. Na maioria das vezes, por causa da nossa covardia, revestida por uma falsa imagem de bondade ou, poucas vezes pela nossa bondade mesmo, para o outro e, não para conosco mesmo, vamos dizendo SIM, SIM, SIM... E, procurando fazer positiva a vida do outro, desgastamos a nossa própria imagem e tornamos a nossa existência uma experiência negativa.

Quantas vezes, eu tive que ouvir as pessoas me chamando de desorganizado, centralizador, intrometido ou o metido a saber tudo. Não porque eu queria, mas porque fui dizendo “SIM” para tudo, negando assim a minha própria vontade. Não dizia “SIM” porque era uma pessoa extremamente boa e caridosa, na verdade muitas vezes me acovardei de falar o que queria e deveria falar, de ser quem realmente eu sou. Sei que as vezes temos que abrir mão para que se estabeleça a boa convivência, que vivendo em sociedade nem tudo é sempre como eu quero ou como gostaria que fosse, que as vezes preciso abrir mão, mas preciso ver se o “SIM” não tem sido um caminho mais fácil, porém destrutivo, de escapar da responsabilidade de dizer o que penso, ser quem realmente sou, ter realmente o que posso ter. O que eu penso, tenho e sou não pode ser negado por ninguém, quanto mais, por mim mesmo.

O casamento é marcado pelo “SIM” na cerimônia, mas se não existir também o “NÃO”, um acaba fazendo o outro refém de si. O “NÃO” é tão necessário e importante para uma relação saudável quanto o “SIM”. Com os filhos, os pais precisam aprender a dizer “NÃO”, e, em alguns momentos do crescimento, com certeza, dizer mais “NÃO” do que “SIM”. Isso é amar. Às vezes, um pai pode dizer, não digo “NÃO” para não magoar meu filho, na verdade, ele não diz “NÃO” para não se magoar. Com amigos, também acontece o “NÃO”, na verdadeira amizade o “NÃO” é tão necessário quanto o sim. Bom, sobre o trabalho e outros ambientes sociais nem é necessário falar. O “NÃO” é um instrumento libertador, educador, limitador, condutor e a atitude mais importante para se manter o Foco.

Sobre manter o foco digo que a maneira mais sadia de permanecer no caminho, rumo aos objetivos que você estabelece para a sua vida, seu dia, sua semana, seu mês, seu ano, sua vida é dizendo “NÃO” para tudo o que desvia, paralisa, retarda e dispersa os seus propósitos. Adquira O HÁBITO DO “NÃO” NECESSÁRIO

Os muitos “SIM” falados numa hora que não deveriam, na maioria das vezes, fazem com que as pessoas que o praticam e que o recebem, nunca cheguem aonde poderiam chegar. É, como se parássemos toda hora, em cada esquina, oferecendo atalhos e impedindo o próximo de crescer.

DIGA TODOS OS “NÃO” QUE FOREM NECESSÁRIOS, TODOS OS DIAS, VIVA MAIS E MELHOR.

Pastor Mauricio Baniski (21.07.2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário