sexta-feira, 24 de julho de 2009

A Maturidade é revelada no Caos


“É fácil reagirmos e pensarmos com lucidez quando o sucesso bate à nossa porta, mas é difícil conservarmos a serenidade quando as perdas e as dores da existência nos invadem. Muitas nessas situações revelam irritabilidade, intolerância e medo. Se quisermos observar a inteligência e a maturidade de alguém, não devemos analisá-las nas primaveras, mas nos invernos de sua existência.

Muitas pessoas, incluindo intelectuais, comportam-se com elegância quando o mundo os aplaude, mas perturbam-se e reagem impulsivamente quando os fracassos e o sofrimento cruzam as avenidas de suas vidas. Não conseguem superar suas dificuldades nem extrair lições das situações vividas.

Diferentemente de muitos pais e educadores, Jesus usava cada erro e dificuldade dos seus íntimos não para acusá-los e diminuí-los mas para que revissem suas próprias histórias.

O mestre da escola da vida não estava muito preocupado em corrigir os comportamentos exteriores dos mais próximos, mas sim em estimulá-los a pensar e expandir a compreensão dos horizontes da vida. Era amigo íntimo da paciência. Sabia criar uma atmosfera agradável e tranqüila , mesmo quando o ambiente a sua volta era turbulento. Por isso dizia: ‘Aprendei de mim, pois sou manso e humilde...’ (Mateus 11.29)

Sua motivação era sólida, tudo ao seu redor conspirava contra ele, mas absolutamente nada abatia seu ânimo. Repetia aos seus discípulos: ‘tende bom ânimo, eu venci o mundo’.”

Um maravilhoso texto para refletir. Contribuição da nossa querida irmã: IVONE A. LEANDRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário