quinta-feira, 2 de julho de 2009

A cura para os medos da nossa alma - Por Rev. Mauricio Baniski


“Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.” Salmos 55.22

As vezes temos medo, da vida ou da morte, das coisas que sentimos ou que podemos vir a sentir, do que está a nossa volta. Medo do passado, seja ele distante ou próximo. Medo do futuro, do que vai ser, de como vai ser. Falo do medo que nos assusta, não o que nos previne, aquele que é como o frio que vai nos encolhendo, como paredes que vão nos espremendo. As vezes, real, as vezes, imaginário, não importa, faz mal. As vezes nós o criamos, as vezes deixamos que outros coloquem em nós. O que importa é que, uma vez que invade as janelas da nossa alma, se torna um fato e dói dentro, dói muito.

Quem nunca sentiu medo? Até o Filho de Deus o experimentou no Getsemani. Mesmo ciente de sua missão e que todo seu caminho estava sob o controle do Pai, Jesus foi visitado pelo frio da alma, foi espremido como azeitona e despejou o mais puro óleo, óleo que cura o enfermo, alivia o cansado, traz força ao que está sem nenhum vigor, levanta o abatido, manifesta o perdão e renova através do amor. No medo que Jesus sentiu está a cura para o nosso temor. Ele levou sobre si...

O medo não é algo que convidamos para entrar, ele invade nosso ser, desequilibra nossa razão, desestrutura nossa alma e nos submete ao terror. O que fazer então? I João 4.18, o apóstolo no ensina: “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora todo medo” É compreendendo o amor de Deus que somos livres de todo medo. Deus é o nosso porto seguro, aquele fogo que nos aquece e protege da presença dos predadores. Quanto mais perto do Senhor, mais seguros nos sentimos. Falando nisso, lembro-me daquele jovem que pegou todas as suas posses e saiu de casa, se afastou do Pai, gastando tudo dissolutamente. Quando veio o medo, a fome, a miséria e percebeu que, o seu fim se aproximava, decidiu voltar. Creio que até para voltar para o Pai sentiu medo. Mas, pensando no amor que seu pai tinha mesmo pelos que não eram filhos, criou coragem e voltou. O resultado foi uma festa. Deus faz sempre uma festa para os filhos que voltam. O amor de Deus vence o medo.

Um bom dia para você.

Pastor Mauricio Baniski

Nenhum comentário:

Postar um comentário